Serra da Ibiapaba recebe Caravana na Trilha da Cidadania

4 de dezembro de 2015 - 14:41

A Serra da Ibiapaba é a próxima macrorregião do Ceará a ser beneficiada com a visita da Caravana na Trilha da Cidadania da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD). Tianguá foi a cidade escolhida para sediar o evento, que acontecerá na terça-feira (8), a partir das 9 horas, na Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho.

O objetivo da iniciativa da SPD é levar informação e serviços para a população local e dos demais municípios que integram a macrorregião. Participarão do evento representantes de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Por ocasião da Caravana, a titular da SPD, Mirian Sobreira, apresentará o Sistema Integrado de Prevenção desenvolvido pela Secretaria. O SIP inclui programas direcionados a crianças, jovens e adultos para que reflitam e ampliem suas possibilidades de escolha nas situações do cotidiano, na direção da vida saudável, no exercício da cidadania e no afastamento do mundo das drogas.

Hoje, a SPD dispõe de cinco programas de prevenção desenvolvidos em diferentes contextos e populações: Jogo Elos, #Tamojunto, Fortalecendo Famílias, Juventude em Ação e Fortalecendo Minha Comunidade. O principal foco são crianças e jovens da faixa etária de 6 a 20 anos.

Ainda durante o evento acontecerão rodas de conversa para incentivo à criação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad), atendimento especializado em uma das unidades móveis da SPD e a divulgação do aplicativo ‘PossoAjudar’, ferramenta desenvolvida pela Secretaria para permitir o acesso, via telefone celular, a informações sobre a Rede de Assistência Psicossocial em todo o Estado. A programação incluirá, também, apresentações artístico-culturais e exposição fotográfica e de cartazes sobre as atividades do SIP.

A SPD encerra o roteiro da Caravana na Trilha da Cidadania este ano com a visita ao município de Quixeramobim, no Sertão Central cearense. O evento está previsto para a próxima quinta-feira, dia 10. A ação foi iniciada em outubro passado, em Aracati, já tendo desembarcado, ainda, nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte, Iguatu, Crateús, Camocim e Caucaia, sempre contando com a presença maciça de autoridades municipais e regionais, lideranças comunitárias e religiosas, profissionais da saúde, educação e assistência social, representantes do Ministério da Justiça e interessados no tema do uso e abuso do álcool, tabaco e outras drogas.

Serviço:

Local – Escola Estadual de Ensino Profissional Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho – Rua Projetada II, em Tianguá.

Horário – 9 horas

04.12.2015

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil