Ceará Faz Ciência chega a região do Cariri

8 de dezembro de 2015 - 16:16

Em sua quinta etapa, o Ceará Faz Ciência irá apresentar 20 trabalhos científicos de estudantes do ensino médio da região do Cariri, nesta quinta-feira, 10/12, das 15h às 19h, Ginásio Coberto da Universidade Regional do Cariri.

O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior – Secitece, com o apoio do CNPq, Secretaria da Educação, prefeituras dos municípios-sede e das instituições vinculadas à Secitece com o objetivo de despertar a curiosidade sobre Ciência e a popularização do conhecimento.

Os projetos dos estudantes do Ensino Médio/Técnico foram pré-selecionados por comissão julgadora formada por representantes da Secitece, Seduc, Funcap e Instituto Centec, e levou em conta critérios como criatividade e relevância social.

Confira os trabalhos que serão expostos clicando aqui http://www.sct.ce.gov.br/index.php/noticias/61062-confira-a-relacao-dos-projetos-selecionados-do-concurso-ceara-faz-ciencia-da-regiao-do-cariri.

Serão premiados trabalhos com 1°, 2° e 3° lugares do Ensino Médio/Técnico. Os estudantes ganhadores receberão tablets e kits científicos. Serão concedidos certificados de honra ao mérito aos professores vencedores.

Além das exposições dos melhores trabalhos, a exposição contará com apresentações do Ciência Itinerante, outra iniciativa da Secitece. A equipe do projeto é composta por monitores nas áreas de Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação, que farão demonstrações de experimentos aliando o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando a gosto pela Ciência nos estudantes.

O evento também contará com exposição Instituto Centec, que irá demonstrar como fazer uma horta vertical e da URCA.

Em 2015, o Ceará Faz Ciência já passou por Fortaleza, Tauá, Limoeiro do Norte e Quixeramobim. A última edição do evento acontecerá em Sobral, dia 19/12.

 

Encontro PIBID/URCA

O Ceará Faz Ciência ocorre em paralelo ao III Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/URCA, em parceria com o VI Colóquio de Formação de Docente da Universidade Regional do Cariri – URCA. Com o tema Interdisciplinaridade na Prática Docente: Desafios e Inovações da Formação na Contemporaneidade, o evento teve início da terça-feira, dia 8 e prossegue até sexta, 11/12, visando a socialização de estudos e vivências desenvolvidos nos espaços acadêmicos e escolares.

O objetivo é promover momentos e oportunidades de reflexões sobre a docência para alunos dos cursos de licenciatura, professores formadores e professores da Educação Básica. Além de compartilhar o trabalho do PIBID com a comunidade acadêmica e educacional, a fim de contribuir para o seu aperfeiçoamento teórico-metodológico e para a formação de professores em nosso estado e região.

Agende-se!

Concurso Ceará Faz Ciência | Etapa Região do Cariri

Data: 10 de dezembro (quinta-feira)
Local: Ginásio Coberto da URCA/Crato
Horário: 15h às 19h
Mais informações: www.sct.ce.gov.br/cfc | (85) 3101-6466


08.12.2015

Simplícia Sinibaldi
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 98833.3217 | 98433.4880
simplicia@sct.ce.gov.br

Emília Augusta
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898