Comitiva do Pará vem ao Ceará para conhecer policlínicas e CEOs

8 de dezembro de 2015 - 14:37

A nova rede de policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas do Ceará, que já sendo copiada por diferentes Estados de diversas regiões do país, recebe mais uma visita de gestores e técnicos. Desta vez, do Governo do Pará. De 14 a 16 deste mês de dezembro estarão na Secretaria da Saúde do Estado e em visita a duas policlínicas e um CEO. Eles se somam a gestores de outros Estados, que em busca de implantar novos modelos de gestão para ampliar e facilitar o acesso da população a atendimento especializado, estão adotando os consórcios públicos de saúde na gestão das unidades, como a Bahia, com o trabalho bem avançado. Lá, até o final deste mês já será lançado o edital para a construção das primeiras três policlínicas, de um total de 28.  Equipes de Goiás, Tocantins, Santa Catarina, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Alagoas já estiveram no Ceará para ver de perto a experiência.   

Além de adotar a mesma estratégia de consórcios públicos de saúde, inovadora e adotada pelo governo do Ceará nos últimos cincos a partir do funcionamento das primeiras policlínicas e CEOs regionais, com os custos sendo compartilhando entre o Estado e os municípios, o Governo do Bahia vai construir as policlínicas iguais a do Ceará. O projeto arquitetônico é também uma reprodução das policlínicas em funcionamento em 19 regiões de saúde do Ceará, com um total de 2.406.878 atendimentos realizados até o último mês de setembro. Há mais três em construção. Ou seja, cada uma das 22 regiões de saúde do Ceará vai ficar com uma policlínica. Na Bahia, também. Para cada uma das 28 regiões de saúde será construída uma policlínica regional, iguais a do Ceará.   

No dia 14, próxima segunda-feira, os gestores e técnicos da Secretaria da Saúde do Pará serão acolhidos na Sesa, onde o secretário da saúde do Ceará, Henrique Javi, fará uma apresentação sobre a nova rede de saúde do Estado e os resultados obtidos com a gestão dos consórcios públicos. Técnicos da Sesa darão orientações sobre os aspectos jurídicos para a implantação dos consórcios públicos, e discutirão a importância da regionalização dos serviços de saúde e ainda sobre as redes de atenção. No dia seguinte, terça-feira, 15, a agenda será em duas sedes de regiões de saúde, em Baturité e Caucaia. Conhecerão de perto o funcionamento e atendimento nas policlínicas regionais. Às 8h30min visitarão a policlínica regional em Baturité, na Rua São José, s/n, Centro. À tarde, às 15 horas, estarão na policlínica regional em Caucaia, na CE 090, esquina com a Rua Coronel Correia, e também no CEO regional, que fica vizinho a policlínica. Na quarta-feira, 16, retornam para a Sesa, em Fortaleza, para novas trocas de informações. 

08.12.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898