Rede BiblioSUS realiza quinto encontro no Ceará

8 de dezembro de 2015 - 13:04

A Secretaria da Saúde do Estado realiza nesta terça e quarta-feira, 8 e 9 de dezembro, o V Encontro da Rede BiblioSUS no Estado do Ceará, que reunirá gestores e responsáveis pelas bibliotecas dos centros de estudos, unidades de saúde e coordenadorias regionais de saúde, das 8 às 17 horas, no auditório do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), Rua Silva Paulet, 2406, Dionísio Torres. Na quinta-feira, 10 de dezembro, às 14 horas, acontecerá a instalação da Estação BVS no Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), Avenida Barão de Studart, 2405, Aldeota, durante a realização da III Reunião do Comitê Nacional da Rede BiblioSUS, formado por representantes do Ceará, Pará, Minas Gerais, Belo Horizonte, Porto Alegre e Distrito Federal, no auditório do Lacen.

A Estação BVS do Lacen é a 100ª a ser contemplada pelo Projeto BVS Brasil e a 7ª a ser inaugurada no Ceará. É um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) que dissemina a produção editorial do Ministério da Saúde e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede possui mais de 300 centros cooperantes (unidades interligadas). O objetivo do projeto é ampliar o acesso à informação em saúde. Por meio do acesso à internet, os usuários poderão consultar mais de 25 milhões de documentos técnico-científicos. Todo o material como, por exemplo, artigos científicos, periódicos e monografias estão disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde. A Estação BVS do LACEN subsidiará gestores e profissionais de saúde em pesquisas científicas, além de ser mais um instrumento de auxílio à tomada de decisão.

Na BVS Saúde Pública Brasil, o usuário pode acessar informação científica e técnica em saúde pública, legislação estadual e municipal, notícias e eventos. Na BVS do Ministério da Saúde, o usuário encontra dicas em saúde, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações. Também pode pesquisar diretórios de siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde. Já a BVS Brasil tem o objetivo de reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde. Com a orientação de um profissional especializado, o usuário pode pesquisar textos completos de publicações nacionais e internacionais. O serviço atende a gestores, pesquisadores, estudantes, profissionais de saúde e a todo cidadão interessado. A coleção e as bases de dados da BVS são geradas por organizações científicas e técnicas e instituições do SUS. A produção local também pode ganhar visibilidade ao ser indexada na base ColecionaSUS.

08.12.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898