Seduc e Instituto Unibanco promovem Seminário sobre Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem

8 de dezembro de 2015

A Secretaria da Educação do Ceará e o Instituto Unibanco realizarão, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2015, o Seminário Estadual de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem, em Beberibe (CE). O evento tem por objetivo promover a discussão sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação pública. Estarão reunidos mais de 600 profissionais da política educacional do Ceará, dentre diretores de escolas regulares de ensino médio, coordenadores, orientadores e superintendentes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas de Fortaleza (Sefor) e equipe técnica da Secretaria da Educação (Seduc).

No dia 10/12, o Secretário Adjunto da Seduc, Armando Amorim Simões, fará a abertura oficial do evento. Em seguida, a Gerente de Gestão do Conhecimento do Instituto Unibanco, Mirela Carvalho, falará sobre “Gestão escolar para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade”. Ainda no período da manhã, serão apresentadas as experiências de gestão escolar do Espírito Santo e Piauí. O professor Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e coordenador acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, fará palestra sobre a autonomia da escola. À tarde, os participantes farão discussões em grupos para aprofundar a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre gestão escolar.

A programação no dia 11/12, coordenada pela Secretaria da Educação, tem como objetivo fortalecer a interação entre Seduc e escolas, tendo como tema “Diálogo Seduc e Gestores Escolares: escutar, avaliar, informar”. O Secretário da Educação, Maurício Holanda, participará deste momento. Segundo a coordenadora de Gestão Escolar da Seduc, Elizabete Araújo, “o seminário é uma oportunidade para os gestores refletirem sobre sua prática, se inspirarem na experiência de outros estados e, principalmente, pensar juntos as ações para 2016”, disse.

“Acreditamos que a gestão escolar voltada para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes é fundamental para que a escola pública seja mais democrática, participativa e contribua com a redução das desigualdades”, diz Mirela Carvalho, do Instituto Unibanco. 

Jovem de Futuro

O seminário faz parte do processo formativo dos gestores das escolas participantes do Projeto Jovem de Futuro, implementado em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará, desde 2012.

O Jovem de Futuro é uma iniciativa do Instituto Unibanco. Consiste em uma tecnologia educacional criada em 2007, para o aprimoramento contínuo da gestão escolar orientada para resultados de aprendizagem dos estudantes. Atualmente, o Jovem de Futuro é implementado no Ceará e em outros quatro estados – Espírito Santo, Goiás, Pará e Piauí.

Os profissionais envolvidos no Jovem de Futuro recebem formação do Instituto Unibanco, composta de módulos presenciais e a distância. A proposta é relacionar o conceito de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem com as práticas escolares, para que eles possam planejar, executar, monitorar e avaliar as ações da escola, com base nos objetivos traçados e almejados.

SERVIÇO

O que: Seminário Estadual de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem
Data: 10 e 11 de dezembro
Horário: a partir das 8h30
Local: Hotel Parque das Fontes – Av. Cel. Antônio Teixeira Filho, s/n – Praia das Fontes, Beberibe – CE

 

 

08.12.2015

Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br
Caroline Avendaño
Coordenadora de Comunicação
85 3101-3972 | 98893-6983
carol.avendano@seduc.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898