Semace cria mais um canal para tirar dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural

8 de dezembro de 2015 - 15:02

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) com a finalidade de auxiliar aos proprietários ou posseiros de imóveis rurais que estão tentando fazer o Cadastro Ambiental Rural, mas por alguma questão estão tendo dificuldade, criou mais uma ferramenta de comunicação com o cidadão. Agora, além dos telefones (85) 3264-8117 e (85) 3101-5546, o ruralista poderá contactar a autarquia pelo e-mail duvidas.carce@semace.ce.gov.br.

A Semace é responsável no Ceará pelo cadastro. Para isso, possui um equipe capacitada em sua Diretoria Florestal que vem, em parceria com outras instituições, promovendo cursos de agentes multiplicadores e cadastradores no Interior com o intuito que eles colaborarem com o cadastro dos pequenos proprietários rurais, que são aqueles donos de terras com até quatro módulos fiscais, cujo tamanho varia de acordo com cada município.

CAR

Trata-se de um registro eletrônico elaborado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA) e obrigatório a todos os imóveis rurais do país. O CAR receberá informações ambientais georreferenciadas declaradas pelo proprietário ou posseiro da terra referentes à situação das áreas de preservação permanente (APP), reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e espaços consolidados.

De posse desses dados, os governos poderão criar políticas públicas para aumentar o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como realizar um planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

O cadastro pode ser feito através do sítio eletrônico www.car.gov.br. Desde outubro de 2014 que a Semace está exigindo o cadastro nos processos de licenciamento e autorização de empreendimentos e atividades em zona rural para imóveis com área maior que quatro módulos fiscais.

08.12.2015

Fhilipe Augusto
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente

Alberto Perdigão
Assessor de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
(85) 3101-5554/ 98852-6642
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898