Governo do Estado e Prefeitura de Sobral prestam homenagem a Renato Aragão

10 de dezembro de 2015 - 22:45

Alegria, comoção e saudades foram alguns dos sentimentos percebidos nos gestos e olhares do ator e embaixador do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Renato Aragão, nesta quinta-feira (10), durante as várias homenagens feitas a ele por suas histórias e seus laços com o Estado. Recebido com bastante entusiasmo pelo povo de sua cidade natal – em Sobral, a 230 km da Capital –, o também advogado percorreu locais saudosos de sua vida, após 27 anos desde sua última visita oficial ao município, acompanhado da governadora em exercício Izolda Cela, da primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, e do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda.

“Não é só o Renato Aragão que recebe uma dedicatória emocionada da cidade, mas ele também nos presta uma grande homenagem em estar no Ceará e reconhecer o Rdidi1empenho que o Estado tem dado para cuidar das crianças. Tanto no que diz respeito à mortalidade infantil, preservando e salvando vidas, quanto também na educação infantil, garantindo a aprendizagem das crianças e dos adolescentes”, destacou a governadora em exercício Izolda Cela, que mencionou ainda ser fã do artista.

O comediante fez sua primeira parada na Brinquedoteca Municipal de Sobral que, agora, leva o nome de “Brinquedoteca do Didi”, a pedido de uma das alunas que usam o equipamento. A “Brinquedoteca do Didi” foi inaugurada em 2012, sendo já realizados cerca de 12 mil atendimentos educacionais para as crianças da rede pública de Rdidi4ensino do município e Estado. Atualmente, o equipamento é um laboratório de ensino e aprendizagem referência, onde as crianças, através de brincadeiras e da contação de histórias, desenvolvem a saúde física, emocional, intelectual e cognitiva.

No local, já aguardavam ansiosos cerca de 60 alunos do segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas José Hermírio de Moraes e Emílio Sendir. Com muito bom humor e fazendo suas palhaçadas no bom estilo de seu personagem consagrado, o “Didi”, o humorista interagiu e brincou com as crianças sobralenses o que recepcionavam empolgados. Para o prefeito Clodoveu Arruda, a presença de Renato Aragão consagra muitos momentos e ações feitas na cidade. “Temos seis títulos de referência no cuidado e na atenção com as crianças entregues pela Unicef no Estado. Ter Rdidi3este grande comediante, filho de nossa cidade, que cresci vendo, e divulgando a cidade de Sobral para todo mundo, é uma satisfação sem tamanho”, disse o executivo municipal.

Renato percorreu ainda pela cidade de Sobral, por onde viveu parte de sua vida, visitando sua antiga casa e rememorando quando brincava próximo ao Arco do Triunfo, ícone da cidade – réplica do famoso monumento francês, localizado em Paris. Tudo isso para, logo após, ter a incrível sensação de ver uma plateia lotada de conterrâneos que queriam ver de perto o artista símbolo do município.

Homenagem à educadora Dinorá Aragão, a mãe de Renato Aragão

Logo no início da solenidade, o prefeito Clodoveu Arruda assinou o decreto em que estipulava o novo nome da mais nova escola da cidade: a Escola de Ensino Infantil Professora Dinorá Aragão. O nome é uma homenagem à mãe e à família de Renato Aragão que também era uma educadora. Além disso, o executivo anunciou o início das aulas da escola em que o Rdidi marcos2comediante seria o paraninfo, entregando ainda todo o material para a primeira turma que será formada no ano letivo de 2016.

“É impossível descrever a emoção de estar aqui hoje em minha terra. Passar pelos lugares onde vivi. A casa onde eu nasci. Hoje, estou aqui como embaixador da Unicef, aplaudindo o meu Estado por estar cuidando das crianças com todo carinho. Sinto-me emocionado demais em rever e saber que somos referência na educação e na saúde infantil para todo o Brasil”, disse Renato Aragão, que ainda aproveitou para fazer graça. “Lembro de ter vindo aqui com Roger Moore, o eterno James Bond. Ele veio falando: ‘Oi, sou Moore. Roger Moore’. E eu vim atrás, falando: ‘Olá, sou Có. Didi Mocó’”, fazendo todos gargalharem.

Destacando os feitos, obras e sua forte contribuição em ações sociais pelo País, o representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl, ressaltou o quanto o artista é representativo para o órgão. “Fazem duas décadas que o senhor Renato Aragão trabalha com a Unicef. Sua força, altruísmo e bom humor, atrelado às ações que trabalhamos em todo País, nos fazem chegar em lugares jamais pensados antes. Hoje, onde vamos, todos perguntam por Renato Aragão. Isso é ter a certeza de que teremos ele sempre como nosso embaixador no Brasil”, encerrou o representante.

A programação contou ainda com apresentação teatral de uma esquete produzida por adolescentes e Renato recebeu como última condecoração um quadro com sua caricatura, elaborada pelo desenhista e quadrinista Maurício de Sousa, ao lado de sua personagem ícone e também embaixadora da Unicef no Brasil: a Mônica.

Fotos: Marcos Studart

10.12.2015

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898