MIS recebe intervenção em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos

10 de dezembro de 2015 - 10:29

Grandes nomes das artes visuais cearenses realizam uma intervenção artística, em comemoração ao dia Dia Internacional dos Direitos Humanos, nesta quinta-feira (10), a partir das 10h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Artistas como Sérgio Marques, Sérgio Pinheiro, Eduardo Eloy, Hélio Rôla, Rafael Limaverde, entre outros, serão convidados a criar uma “arte mural”, no Espaço das Artes do MIS. A programação, que conta também com a participação do Coletivo Aparecidos Políticos, faz parte do evento “Ação cultural por memória e democracia”.

Para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos – 10 de dezembro -, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador, em parceria com o Museu da imagem e do Som (MIS), a Comissão de Anistia, o Comitê Memória, a Verdade e Justiça do Ceará, o Coletivo Aparecidos Políticos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Cine Molotov realizam o evento, criado com o intuito de refletir sobre a temática dos Direitos Humanos, a partir de uma extensa programação cultural.

Para o coordenador Especial dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador, Demitri Cruz, o evento ajuda na resinificação do espaço público. “A proposta é que façamos um debate no âmbito da sociedade sobre todo o processo que foi a ditadura militar e como é que esse processo repercute nos dias de hoje. Estamos atualmente em um momento em que o tema da democracia está sendo muito discutido então é impossível se fazer um debate sem fazer o link com a situação atual sobre as tentativas de deslegitimar um governo eleito”, concluiu.

Intervenção artística, projeção de filme e debate
A programação da “Ação cultural por memória e democracia” começa logo pela manhã da quinta-feira, 10 de dezembro. Às 10h, os artistas convidados fazem intervenção no muro do Museu da Imagem e do Som. Já na área externa do Palácio da Abolição, a programação começa às 17h, com o uma ação de projeção na área suspensa do Mausoléu Castelo Branco, projetando imagens, curtas-metragens sobre direitos humanos e depoimentos de ex-presos políticos cearenses.

Às 19h, o Coletivo CineMolotov exibe no local o filme “O fim do esquecimento”, de Renato Tapajós. O evento continua com roda de conversa com ex-presos políticos e o som do DJ Estácio Facó. A programação é toda gratuita.

PROGRAMAÇÃO
10 h – Arte Mural no Museu da Imagem e do Som (MIS)
17 h – Abertura oficial, na área externa do Palácio da Abolição
– Projeção na área externa do Palácio da Abolição, com o Coletivo Aparecidos Políticos, Cine Molotov e MIS
19 h – Exibição do filme “O fim do esquecimento”, de Renato Tapajós, com o Coletivo Cine Molotov, também na área externa do Palácio da Abolição
– Roda de Conversa com ex-presos políticos
– Apresentação do DJ Estácio Facó

Serviço:
Ação cultural por memória e democracia – Dia Internacional dos Direitos Humanos
Hora: A partir das 10 horas
Local: Museu da Imagem e do Som (Av. Barão de Studart, 410 – Meireles) e Área externa do Palácio da Abolição (Av. Barão de Studart, 500 – Meireles)
Programação gratuita.

09.12.2015

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
secultmkt@gmail.com – (85) 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898