Seduc realizará pesquisas sobre indicadores educacionais em parceria com a Stanford University

10 de dezembro de 2015 - 21:07

Utilizando a base de dados educacionais da Secretaria da Educação do Ceará, e demais indicadores brasileiros, o pesquisador Martin Carnoy, da Universidade de Stanford, coordenará a realização de pesquisas sobre a aprendizagem dos alunos da rede pública cearense. O objetivo será analisar as avaliações dos alunos da Educação Básica do Ceará, a fim de contribuir com o monitoramento do sistema educacional e com a tomada decisões, tendo como base estudos aprofundados sobre a rede de ensino.

Segundo o Secretário da Educação, Maurício Holanda, a parceria abre espaço para muitas outras possibilidades, e outros pesquisadores e instituições ainda poderão integrar o grupo de trabalho. “O fato é que nós produzimos muitos dados e os analisamos menos do que gostaríamos. Estamos fazendo essas conversações com o Ipece, UFC, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e dialogando também com o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Stanford, na Califórnia, para fazermos uma exploração mais rica desses dados. Hoje é apenas uma primeira reunião de um processo de trabalho que esperamos que produza muitos bons estudos nos próximos anos”, disse.

De acordo com Carnoy, seria importante levar um grupo dos técnicos da Seduc, que trabalham com estes estudos de dados, para passar algumas semanas em Stanford e estruturar as pesquisas e definir juntos como trabalhar os dados disponíveis. “Podemos estudar sobre a evasão e o valor agregado em todo o Ensino Médio e, com os dados do SPAECE, IDEB e Prova Brasil, verificar também do 5º ao 9º ano, além do impacto educacional do PAIC”, concluiu o pesquisador.

Para Daniel Lavor, pesquisador da UFC, “é importante ter dados confiáveis de evasão e de aprendizado do 5º ao 9º ano, para isso, é necessário um esforço tecnológico conjunto, pois temos as informações e elas precisam ser consolidadas”, afirmou ele. Participaram do encontro Alessandra Benevides (UFC), Wellington Silva (CAED/UFJF), Carlos Manso (Ipece); além do coordenador de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave/Seduc) Rogers Mendes, e dos técnicos Carmilva Souza, José Batista, George Ferreira e Ângela Leão.

10.12.2015

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