Com grande participação, Diálogos Culturais da Secult reuniram artistas e produtores em Amontada

11 de dezembro de 2015 - 14:28

Com grande presença de público, os Diálogos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promoveram, na tarde desta quinta-feira (10/12), no auditório da Prefeitura de Amontada, um encontro para debater a política cultural do Estado. O secretário da Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio, e a equipe da Secult estiveram reunidos com artistas, produtores culturais e demais profissionais da cultura de cidades da região do Litoral Oeste, Vale do Curu e Aracatiaçu, entre elas: Amontada, Paracuru, Paraipaba, Trairi, São Gonçalo do Amarante, Apuairés, Itapipoca, Itapajé, Pentecoste, Tejuçuoca, Miraíma, Umirim, General Sampaio, Ururburetama, São Luís do Curu, Tururu e Itarema. Participaram também do evento o prefeito de Amontada, Paulo César, o vereador Robério Albano e os mestres da cultura Raimundinha Rendeira e Moisés do Coco, ambos do Trairi.

Programa permanente da Secult, que atende a uma diretriz do governador Camilo Santana, promovendo oportunidades de diálogo em reuniões abertas sobre a construção de políticas públicas para a cultura, os Diálogos Culturais chegaram a Amontada com grande receptividade, após passar pela região do Cariri, Região Metropolitana de Fortaleza, Sertões de Quixeramobim, Maciço de Baturité, Vale do Acaraú e pelo Vale do Jaguaribe.

No encontro, o secretário Guilherme Sampaio fez um relato sobre as ações desenvolvidas pela Secult nestes 11 primeiros meses de gestão e sobre as diretrizes e os objetivos da política cultural no Estado, destacando projetos em andamento que contribuem diretamente para o desenvolvimento cultural na região. Entre as iniciativas, o gestor ressaltou a construção de um complexo com duas salas de cinema no município de Amontada, fruto do projeto “Cinema na Cidade”, viabilizado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e pela Secult. “A construção deste complexo não só em Amontada, mas em outros municípios cearenses, iniciará uma rede de cinemas públicos, encabeçada pelo Cineteatro São Luiz, reinaugurado no início deste ano, permitindo a democratização da sétima arte”, apontou. 

Editais e Mestres da Cultura

O secretário também destacou a política de editais da Secult, com o lançamento do X Edital Ceará de Incentivo às Artes 2015. “Nesta semana lançamos o Edital Ceará de Incentivo à Artes, disponibilizando R$4,5 milhões para projetos nas mais diversas linguagens. O edital prevê 50% dos recursos para projetos provenientes do interior do Estado”, frisou, convidando todos a participarem do edital, enviando projetos.

Os participantes dos “Diálogos” fizeram perguntas, observações e perguntas ao secretário Guilherme Sampaio. Clara Silveira, secretária de Cultura e Esportes de Itapajé, elogiou o trabalho da Secretaria no atendimento aos proponentes e secretários, em setores como a Prestação de contas. Mestre Raimundinha e Mestre Moisés também participaram do encontro, recebendo muitos aplausos e recebendo a informação de que o programa Tesouros Vivos/Mestres da Cultura, da Secult, será ampliado em 30%.

O participante Romário, integrante do Conselho de Política Cultural de Amontada, solicitou apoio para fortalecer os grupos culturais de assentamentos e comunidades. Rinardo, de Itapipoca, agradeceu pela ação da Secult para os Pontos de Cultura.

Mestre Raimundinha, por sua vez, destacou que a renda de bilro é a tipologia mais antiga do Ceará e é bastante forte no Trairi, sendo repassada às novas gerações.

 

Formato dos Diálogos Culturais

Os Diálogos Culturais acontecem em dois formatos: o primeiro deles é regional, como esse de Amontada, desenvolvido nas macrorregiões do Estado, em que o secretário da Cultura do Estado se desloca até as localidades, para fazer uma discussão da política cultural de forma ampla, com participação de vários segmentos da cultura. Essa é a sétima edição regional do evento. O segundo formato são os diálogos culturais temáticos, que abordam assuntos ou eixos específicos da política cultural, como os editais culturais.  

11.12.2015

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898