Exposição “Territórios e Construções de Identidades” será aberta no Sobrado José Lourenço

11 de dezembro de 2015 - 17:06

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, recebe a partir desta sexta-feira (11), às 18h, a exposição “Territórios e Construções de Identidades” que reúne obras de 25 artistas cearenses participantes do “Encontros de Agosto 2015”, um intercâmbio profissional e cultural entre Brasil e Argentina. A mostra ocupará os três pavimentos do Sobrado, seguindo em cartaz até 27 de fevereiro de 2016, com visitação gratuita de terça a sábado, das 9h às 16h.

Em sua 5ª edição, o evento busca levar a fotografia a diversos equipamentos culturais da cidade, entre eles três da Secult, o Sobrado Dr. José Lourenço, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e o Porto Iracema das Artes. A atividade inclui debates, mostras, palestras, apresentações de portfólios e leitura de trabalhos. A mostra “Territórios e Construções de Identidades” é uma das quatro exposições que compõem o Encontros de Agosto. Além dela, também na sexta-feira, 11/12, às 19h, será aberta a exposição dos fotógrafos argentinos, no Museu da Indústria, e no sábado, 12/12, a população poderá conferir a abertura das outras duas exposições. Esta não é a primeira vez que o Sobrado Dr José Lourenço sedia as exposições resultantes do intercâmbio, atividade que entra para o calendário anual das atividades desta casa das artes.

O Sobrado José Lourenço
Construído na segunda metade do século XIX, o sobrado da rua da Palma – atual Major Facundo – é testemunha de épocas distintas da história do Ceará. Primeira edificação de três andares construída no Estado, o Sobrado José Lourenço, como hoje é chamado e reconhecido, já teve múltiplos usos. Foi moradia, consultório médico, oficina de marcenaria, repartição pública, bordel. Tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foi restaurado em 2006 pelo Governo do Estado, com patrocínio da Oi, através da Lei Rouanet, e parceria da Oi Futuro. Inaugurado em 31 de julho de 2007, abre as portas ao público com nova destinação: ser um espaço de convivência das artes visuais do Ceará.

Mais informações:
Facebook: www.facebook.com/encontrosagosto
Sobrado Dr. José Lourenço (rua Major Facundo, 154, Centro)
Fone: 3101. 8827

11.12.2015

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda, Lucas Benedecti, Paula Candice
(85) 3101-6761 / secultmkt@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898