Promoções da PM e CBM: Governo realiza maior número de promoções da história

11 de dezembro de 2015 - 20:35

O momento tão aguardado pelas instituições militares do Ceará está prestes a se tornar realidade. A partir da próxima quarta-feira (16), cerca de 9.200 profissionais de segurança pública, sendo aproximadamente 8.500 policiais e 700 bombeiros, serão beneficiados com a lei que regulamentou as promoções nas corporações. Até o dia 23, profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros serão promovidos pelo Governo do Estado, realizando o maior número de promoções na história das corporações.

A última grande promoção ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Agora, apenas no primeiro momento, cerca de 9.200 militares serão promovidos. No mês de julho, os primeiros 65 oficiais (48 PMs e 17 BMs) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

JW9335 BXA lei é um compromisso assumido pelo governador e atende a reivindicação antiga das categorias. Camilo afirma que a promoção é motivo de celebração e que o benefício é uma correção para os militares. “Estamos resgatando e corrigindo um benefício dos militares cearenses. São profissionais que se dedicam à segurança pública e aos cearenses, e que não tinham expectativa de quando seriam promovidos. É muito importante que eles celebrem esse momento ao lado de seus familiares e amigos”, enfatizou, frisando que, com a lei, toda a tropa será promovida ao longo do tempo.

A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.

Lei das Promoções
 MVS8885 bxAssinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.


TABELA LEI PROMOCOES - Corrigida-01


Clique aqui e acompanhe a cobertura da Lei das Promoções

11.12.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: José Wagner e Marcos Studart

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / (85) 3466.4898