Secretaria das Cidades se reúne com Movimento dos Trabalhadores Sem Teto

11 de dezembro de 2015 - 19:30

A Secretaria das Cidades esteve reunida, nesta semana, na Assembleia Legislativa do Ceará, com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Além do secretário Lucio Gomes e do coordenador de Habitação da SCidades, Waldemar Pereira, também estiveram presentes o assessor de Acolhimento aos Movimentos Sociais do Governo, Acrísio Sena, o deputado Elmano Freitas (PT) e os vereadores Deodato Ramalho (PT) e Jovanil Oliveira (PT).

Durante a reunião, o Governo do Estado ratificou compromissos anteriormente firmados pelo Governo, como atender 600 famílias oriundas das ocupações Bandeira Vermelha e Copa do Povo, em Maracanaú. As famílias serão atendidas com unidades habitacionais no Residencial Orgulho do Ceará, que está em fase de construção no município. A Secretaria das Cidades passou para a Prefeitura de Maracanaú 300 U.H. destinadas ao atendimento das demandas do Estado, para o acolhimento das reivindicações do movimento. A Prefeitura Municipal está realizando o cadastramento das famílias, a partir da lista de indicados pelo MTST.

Também foi colocada em pauta a possibilidade de o Estado atender mais 500 famílias pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), oriundas da ocupação 11 de novembro. Para viabilizar o pleito, ficou definido que o Governo do Estado e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto realizarão ação conjunta junto ao Ministério das Cidades, visando a construção de um empreendimento via Minha Casa, Minha Vida – Entidades.

Durante a reunião, também ficou acertado um novo encontro, na Secretaria das Cidades, para a próxima semana, de um grupo de trabalho envolvendo Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Fortaleza e o MTST, além dos parlamentares citados. O objetivo é acompanhar o andamento das demandas e discutir outros pontos que ainda não foram equacionados.

Para o secretário Lucio Gomes, a participação popular, via movimentos sociais, é fundamental para que o Brasil encontre o caminho certo do crescimento, atravessando o atual momento crítico, nos contextos econômico e político. Lucio reiterou o compromisso da Secretaria das Cidades em buscar soluções para o déficit habitacional do estado. “A justa luta por moradia é uma luta nossa. Este assunto faz parte de nossa agenda diária”, afirmou.

11.12.2015

Assessoria de ComunicaçãpSecretaria das Cidades
Sabrina Lemos: 3207-5249/ 9.8603.0556

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br     / 85 3466.4898