XVIII Semana de Direito da URCA terá a presença de Cid Gomes e da Ministra Ana Arraes, no encerramento dos trabalhos desta sexta-feira (11)

11 de dezembro de 2015 - 13:32

Será encerrada na noite de hoje, no Centro de Convenções do Cariri, com a presença da Ministra do Tribunal de Contas da União, Dra. Ana Arraes, e o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Cid Gomes, a XVIII Semana de Direito, que este ano traz o tema atual para o debate “A Reforma Política que Queremos”. O evento contou, em sua abertura, com a presença do Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, que destacou a importância e a dimensão que a semana tem tendo, ao longo dos anos, com a larga projeção dos estudos proporcionados.

A XVIII Semana de Direito da URCA homenageia Miguel Arraes, contando com certificação e perfazendo um total de 40 (quarenta) horas/aulas de palestras, e 04 (quatro) horas/aulas de minicursos, de acordo com a participação individual de cada inscrito. Serão realizada na noite de hoje, homenagens especiais, por meio da criação e entrega da Medalha Violeta Arraes, criada pelo Centro Acadêmico Luiz de Borba Maranhão – CALUBOM, Gestão Di’Versos.

Durante a palestra, a ministra receberá homenagem do Centro Acadêmico da Faculdade de Direito, com entrega de medalha. O debate de hoje estará voltado para a Reforma Política e Ampliação Democrática, com o Prof. Dr. Newton Albuquerque (UFC), O papel do TCU na Democracia, com a Dra. Ana Arraes e participação de Cid Ferreira Gomes (Ex-Ministro).

O evento em sua abertura contou com grande participação de alunos do curso de Direito da URCA e outras faculdades da região, e teve a presença do Vice-reitor, Professor Francisco do Ó de Lima Júnior, e Pró-reitores da Instituição, além do deputado estadual Renato Roseno, do Psol, que abordou o tema Reforma Política Democrática, e o Professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Dr. Emerso Gabardo, que destacou na conferência de abertura o tema ‘Fundamentos Teóricos Para Um Adequado Modelo Político de Estado Social’.

Nesta quinta-feira, estiveram proferindo palestra sobre Sistemas Eleitorais e Democracia, Profa. Esp. Patrícia Vieira Pereira (FAP), e Democracia à Brasileira: Insustentabilidade do Presidencialismo de Coalizão, com o Prof. Dr. Inaldo Bringel (URCA).
O evento conta com as apresentações de painéis, realização de minicursos e trabalhos científicos, que acontece na URCA.

Reitor anuncia reforma do curso de Direito com investimentos de mais de R$ 3 milhões

O Reitor da URCA, durante a abertura dos trabalhos na XVIII Semana de Direito da URCA, anunciou a publicação de contrato que inicia a reforma do Curso de Direito, com investimentos de mais de R$ 3 milhões, com investimentos do Governo do Estado.

A reforma inclui Biblioteca do curso, construção de Restaurante Universitário, nove salas de aula, salas de professores e estudantes, além de um espaço destinado a estudo.  Antes havia sido realizado investimentos para a reforma das instalações elétricas do curso.

Ele destacou os esforços que vêm sendo mantidos, de alguns anos, e destacou o trabalho desenvolvido pelos ex-reitores da instituição de ensino superior, Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Professora Otonite Cortez.

O Reitor Patrício ressaltou que vêm sendo mantidos esforços para fortalecer a política estudantil na Universidade, por meio da Assistência Estudantil, com diversos benefícios voltados aos estudantes. Ele enfatiza que investimentos estão sendo direcionados com essa finalidade. “Temos na nossa administração o aluno como centralidade, mesmo num contexto de crise, que estamos vivenciando”, disse, ao ressaltar a duplicação da oferta de bolsas para os alunos, nos anos de 2014/2015.

O Reitor destacou a importância da URCA no contexto do desenvolvimento regional, como protagonista de todo um processo. No próximo ano, a universidade fará 30 anos.

11.12.2015

Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
88 3102-1213 – 8812.5525 – ramal 2617

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil / 85 3466.4898