Antes do Natal e Ano Novo, doe leite materno

16 de dezembro de 2015 - 22:16

Os recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, precisam diariamente de leite humano. É com esse leite que a recuperação deles será mais rápida. Eles crescerão mais fortes e saudáveis. Com a chegada das festas de final de ano, os feriados de Natal e Ano Novo, é importante reforçar o estoque de leite humano para garantir a alimentação dos bebês nesse período. Para isso, o banco de leite convida mulheres que estão amamentado para serem voluntárias e doarem leite materno.

A maioria das mulheres que estão amamentando produz leite em excesso. Doar é simples. Qualquer pessoa pode ligar para 0800 286 5678 (ligação gratuita) e agendar o dia que a equipe do hospital irá buscar o leite na casa da doadora. Os profissionais do banco de leite estão preparados 24 horas por dia para atender às mães e aos familiares que tiverem alguma dúvida sobre o processo de doação e também sobre outros assuntos ligados à amamentação.

Em casa, a mãe deve separar um recipiente de vidro ou de louça, nunca de plástico, para fazer a coleta, e outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo. No momento de coletar o leite, a mãe deve procurar um local limpo e arejado, prender os cabelos e fazer a higiene das mãos. O leite coletado deve ser colocado no segundo recipiente de vidro, para em seguida ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deve colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa.

O leite doado, quando chega ao hospital, passa por um rigoroso processe de qualidade. Só então é liberado para o consumo dos recém-nascidos. É com a solidariedade das mães doadoras que muitos bebês prematuros e prematuros extremos terão a oportunidade de reduzir o tempo de internação na UTI e terem alta hospitalar.

Serviço:
Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals
Atendimento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Avenida do Imperador, 545, Centro
0800 286 5678 /3101 5367
bancodeleite@hgcc.ce.gov.br 

16.11.2015

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323 – 8828.7463
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898