Autoridades e militares repercutem série de promoções de policiais e bombeiros militares do Estado

16 de dezembro de 2015 - 19:53

O governador Camilo Santana deu início, na manhã desta quarta-feira (16), à histórica série de promoções de policiais e bombeiros militares do Estado do Ceará. A solenidade contou com mais de 3 mil policiais e bombeiros militares de Fortaleza e Região Metropolitana, no Centro de Eventos do Ceará, na Capital.

Veja os depoimentos das autoridades e militares que participaram do evento histórico:

Camilo Santana, governador do Estado do Ceará:

RRRRRRRR MVS4843 web“Eu estou muito feliz, pois estamos terminando o ano de 2015 – completados quase um ano de gestão – com a sensação de parte do dever cumprido e de concretização dos compromissos. Eu fiz na minha vida a opção de entrar na vida pública com o único objetivo: entrar na vida política para servir as pessoas. Neste dia, estamos concretizando um sonho. O sonho de militares que não tinham a perspectiva, há 20 anos, de serem promovidos. Nós não estamos falando apenas de um ato burocrático ou uma decisão de governo. Em síntese, estamos falando de vidas das pessoas, profissionais, chefes de famílias e de história de seus familiares. Este é um momento que me emociona muito, pois é mais um momento histórico em nosso Governo. Imagino que emociona mais ainda a todos os militares e suas famílias. Não são apenas promoções, mas com a Lei não haverá mais aquela insegurança da corporação. Todo o ano teremos promoção e vai ser respeitado o tempo estabelecido na lei para cada um dos servidores da Segurança Pública. Confiem em mim, pois me comprometi em honrar os meus compromissos e a minha palavra. O que eu peço para todos vocês é cada vez mais uniao e esforco para diminuirmos a violência e garantirmos tranquilidade ao povo cearense. Não tenho dúvida que posso contar com todos os senhores. JW9093 WEB-DELCISaibam, e tenham em mim um parceiro e amigo, que minhas portas sempre estarão abertas para ouvir as reivindicações, dialogando com muita sinceridade e transparência”

Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social:

“Pra mim é uma satisfação muito grande estar presente neste momento histórico, porque certamente em momento algum no Estado houve uma situação como essa. O dia em que o Governo do Estado beneficiou tanto servidores da segurança pública no mesmo momento. É claro que, para chegarmos neste momento, passamos por um longo caminho, prevalecendo lúcio weba vontade do governador que realmente quis recuperar a credibilidade junto da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O brilhantismo maior também se deu com a participação efetiva dos familiares. Vi vários militares, com muitos anos de serviço, vieram conversar comigo para relatar da sua felicidade, agradecendo a lei que o governador Camilo Santana sancionou. Você ver que muitos desses policiais, que às vezes tem uma rotina difícil no dia a dia, estavam emocionados”

Lúcio Alcântara, ex-governador do Estado do Ceará:

“O ofício dos militares é um trabalho difícil e, muitas vezes, mal compreendido e arriscado. Por isso, ter realizado essa promoção, em um grande contingente de policiais e bombeiros militares, o governador está fazendo uma justiça com a tropa. Eu parabenizo o Governo do Estado por esta iniciativa. Reconheço, louvo e parabenizo Governador Camilo Santana em ter tomado essa política de promoção de militares. Inclusive, em retomar uma convivência harmônica com a tropa, pois, afinal de contas, o governador é o comandante das forças militares do Estado do Ceará. Isso é um reconhecimento do Governo ao trabalho do policial e bombeiro militar, tendo uma repercussão inclusive nas suas famílias. Com isso, o Governo do Estado estimula e valoriza todos os militares”

Cel. Giovani Pinheiro, comandante-geral da Polícia Militar do Ceará:

TS8363 web“Este é um momento divino e de gratidão que toda a instituição militar estadual tem ao governador do estado. sonhos estão sendo alcançados, sonhos esses que a maioria da nossa tropa já tinham perdido. Temos uma gratidão eterna ao nosso governador Camilo Santana. Temos a ciência da grande responsabilidade que tem uma corporação como a Polícia Militar, pois sabemos que lidamos com a proteção e a salvação de vidas. Esse é um momento de vida. A vida desses servidores militares recebem uma oxigenação. A partir de hoje, o sangue da nossa corporação está renovado. O resultado disso é termos uma segurança ainda mais efetiva para a sociedade cearense”

Cel. Carlos Gurgel, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar

TS8360 web“Quando um jovem ingressa na carreira militar, ele tem uma perspectiva de ascensão funcional. O que víamos nos anos anteriores é que, por impedimento de legislação, por não haver vagas, nossos militares não conseguiram essa ascensão. Logicamente, isso perante a família e amigos trazia para o militar uma desmotivação. Com Governador Camilo Santana e a determinação de reestruturarmos a lei de promoção, a história hoje se inverte. Nós estamos vivendo um momento histórico para a corporação, onde militar ingressa na carreira, tendo uma estimativa de quando suas promoções irão acontecer e até onde podemos chegar na carreira militar. O governador, com sua sensibilidade, além de dar esse direito para os que estão ingressando, teve uma ação mais à frente. Ele recuperou o tempo perdido. A lei protegeu aqueles que já estavam com até 20 anos sem serem promovidos. Agora, a legislação os contemplou, beneficiando esses homens com suas promoções”

Sub-tenente Jorge Graça, do Corpo de Bombeiros, foi um dos contemplados com a nova lei. Após um acidente de trabalho em uma de suas missões na Coordenadoria Integrada Operações Aéreas (Ciopaer), ele se vê mais motivado para servir a sociedade:

 MVS4733 bx“Eu já esperava por essa promoção a seis anos. Essa promoção vem trazendo uma grande mudança social na minha vida e dos meus familiares. Funcionalmente, é um orgulho muito grande, além de um incentivo, que o bombeiro e o policial militar sente quando é promovido. Todos se sentem ainda mais motivados para trabalhar, além de sentirmos valorizados diante da sua família que se sente mais orgulhosos com a sua profissão. No final, o principal vetor é a qualidade do nosso serviço para com a sociedade que é quem contribui e cobra os nossos serviços. Com 22 anos de serviço, jamais vi e em nenhum momento testemunhei tamanha magnitude de acesso às promoções. Pra mim é uma transformação na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, trazendo reflexos e impactando positivamente para as duas instituições, no sentido de beneficiar a nossa sociedade”.

Fotos: Marcos Studart / Tiago Stille

Clique aqui e acompanhe a cobertura da Lei das Promoções

16.12.2015

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil