Camilo Santana inicia a histórica série de promoções de policiais e bombeiros militares

16 de dezembro de 2015 - 12:19

A solenidade de promoção de mais de 3 mil policiais e bombeiros militares de Fortaleza e Região Metropolitana que está em andamento no Centro de Eventos do Ceará, apresenta uma nova realidade para a segurança do Estado. Esta é a primeira etapa de uma programação que beneficiará cerca de 9 mil policiais e bombeiros em todo estado, passando ainda por Sobral, Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro do Norte, Russas e Quixadá. Logo mais, às 18 horas, outros 514 militares também serão beneficiados. Desta vez em Sobral, contemplando a corporação da Região Norte.

Presentes no evento, autoridades, como o ex-governador Lúcio Alcântara; o procurador geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana; a controladora geral  de disciplina do Estado, Socorro França; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart e o secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, dentre outros.

O governador Camilo Santana inaugura um marco nas vidas das pessoas que compõem as duas corporações. Os promovidos terão a ascensão na carreira militar corrigida graças à criação da lei que regulamenta as promoções no Estado, compromisso de Camilo sancionado em maio, durante a celebração dos 180 anos da Polícia Militar.

Maior promoção da história

Com 9 mil beneficiados, a promoção de 2015 é a maior da história das duas corporações. A última grande medida do gênero ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.

Lei aprovada e sancionada em maio

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida.

Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os mais de 9 mil profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.

esseaqui

Fotos: José Wagner

Clique aqui e acompanhe a cobertura da Lei das Promoções

Serviço:

Cerimônias de promoções (16/12)

Fortaleza
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999, Edson Queiroz)
Horário: 9 horas
Estacionamento da imprensa: Os profissionais de imprensa devem estar em carro caracterizado. O ticket será validado na recepção da Setur, no Portão E, 2º andar.

Sobral
Local: Boulevard do Arco do Triunfo
Horário: 18 horas

16.12.2015

Wilson Zanini
Gestor / Célula de Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898