Governador destaca momento histórico no início da série de promoções de policiais e bombeiros militares

16 de dezembro de 2015 - 19:00

“Estamos resgatando historicamente uma injustiça que existia. É um reconhecimento ao trabalho de cada um de vocês. Esta promoção de 8.891 praças, oficiais, é um momento histórico, um momento de resgate de vida”. Essas foram palavras do governador Camilo Santana nesta quarta-feira (16), na cerimônia que marcou o início da série de promoções de policiais Routrae bombeiros militares de todas as regiões do estado. Cerca de 10 mil pessoas marcaram presença no Centro de Eventos do Ceará para prestigiar os mais de três mil profissionais de Fortaleza e Região Metropolitana que foram promovidos, um anseio antigo das duas corporações.

A cerimônia foi marcada por muita emoção. Militares foram acompanhados de familiares, muitos deles com filhos pequenos trajados com fardas iguais às dos pais. Responsável pela criação da lei que regulamenta as promoções no Estado, garantindo a ascensão na carreira militar, o governador dividiu o momento de alegria com os mais de três mil promovidos, parabenizando pessoalmente a maioria deles. “O que falo pra vocês que fazem a segurança pública do Ceará é para nos unirmos cada vez mais. É RRR MG 8036um trabalho de guerreiros, em que muitas vezes uma esposa vê o marido saindo de casa e não sabe se ele volta por causa do perigo. Saibam que vocês têm em mim um parceiro para dialogar com muita transparência”, disse.

Camilo Santana também destacou que a criação da lei foi uma iniciativa prioritária no seu governo, coroando o fim do ano de 2015 com as promoções. “Eu entrei na vida pública para servir. Caminhei o Ceará quase todo durante a minha campanha, conversei com militares e havia uma grande reclamação, uma injustiça com os militares. Nos reunimos e eu prometi publicamente que criaria uma lei de promoções. A primeira ação que fiz como governador empossado foi chamar o secretário Delci Teixeira para criar a lei. Hoje estamos concretizando um sonho. Ouvi palavras de um soldado que há 20 anos esperava por ser promovido. Estamos falando de histórias de vida. Não é uma simples promoção, é uma segurança da corporação, pois todo ano haverá promoção”, disse.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira, destacou o empenho do governador para que essa demanda antiga das corporações se tornasse realidade. “Para mim é uma satisfação muito grande estar presente nesse momento histórico pois em nenhum momento, em nenhum Estado, houve uma situação como essa de o Governo beneficiar tantos servidores da segurança pública. É claro que para chegar a esse ponto foi um longo caminho, prevaleceu a vontade do governador de recuperar a credibilidade da tropa da Polícia Militar e dos Corpo de Bombeiro. Em todo esse processo várias pessoas foram importantíssimas, as associações de classe, os deputados, mas acima de tudo o grande nome dessa lei é o Camilo Santana em nome da sua disposição, vontade”, disse.

TS8363 webO Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro, destacou a importância do momento para o trabalho realizado diariamente buscando garantir a segurança dos cearenses. “Nesse momento histórico, a gratidão é eterna, é um momento divino. Hoje é um marco para o engrandecimento da segurança pública do Ceará. As pessoas representam o anseio por policiais, que haja a proteção da carreira com grau hierárquico. Toda essa expectativa agora se torna realidade graças à sensibilidade do governador Camilo Santana que desde a primeira obra da sua gestão abraçou as forças de segurança do Estado. Parabenizo os promovidos e os convido a continuarem se doando à sociedade cearense”, disse.

Rele MVS4733 bxUm dos beneficiados foi o bombeiro, agora subtenente Jorge Graça, que aguardava pela promoção há seis anos e ela veio em um momento especial na sua vida, quando está recuperado de um acidente de trabalho recente que quase tirou-lhe a vida. “Funcionalmente é um orgulho muito grande que o bombeiro e o policial militar sente quando ele é promovido, então ele se sente motivado a dar ao cidadão uma segurança pública de qualidade. Com 22 anos de serviço jamais testemunhei tamanha magnitude de acesso às promoções, então, para mim é uma transformação que vai trazer benefícios às duas corporações. Entendo que estamos passando por um momento muito especial, que eu jamais sonharia que fosse se tornar realidade”, disse.

Rela MVS4722 bxA agora subtenente Joiânia Pereira está na Polícia Militar há 21 anos, aguardava o benefício há nove anos e acredita que a promoção vai refletir diretamente no trabalho. “Ela representa uma valorização profissional. Em todos os setores profissionais há uma ansiedade e na polícia não é diferente. Por mais que tenhamos um trabalho significativo, não somos tão bem recebidos, não temos nossos valores reconhecidos como deveríamos ter. Essa valorização dá um ânimo, alguém está vendo o nosso trabalho e isso é muito significativo dentro do contexto do trabalho. Esse problema das promoções é histórico. Quando entrei, ele já estava acontecendo. E é importante que essa transparência, o diálogo com a categoria continue”, disse.

Marcaram também presença na solenidade a vice-governadora Izolda Cela; a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana; o ex-governador Lúcio Alcântara; a presidente do Tribunal de Justiça, Iracema Vale; o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, o secretário Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; os secretários Mauro Filho (Fazenda), Hugo Figueiredo (Seplag), Inácio Arruda (Secitece); a controladora geral de disciplina do Estado, Socorro França; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart; o delegado-geral da Polícia Civil,  Andrade Junior, o secretário-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Flávio Jucá; o procurador Geral do Estado, Juvêncio Vasconcelos Viana; entre outros.

Maior promoção da História

Com 8.891 beneficiados, a promoção de 2015 é a maior da História das duas corporações – 8.203 policiais e 688 bombeiros. A última grande medida do gênero ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.

Calendário

Ao todo, serão dez cerimônias, duas na Capital e oito no Interior, até o dia 23 deste mês. Além de Fortaleza, Sobral também recebe solenidade nesta quarta-feira (16), às 18 horas, em Sobral, no Arco do Triunfo. Em 17 de dezembro serão realizadas solenidades na Capital, novamente às 9 horas, e em Crateús, às 18 horas, que inclui os profissionais dos Inhamuns. Na sexta-feira, o governador promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas.

Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas. No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Lei aprovada e sancionada em maio

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida.

Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.

tabela

Fotos: José Wagner, Carlos Gibaja, Tiago Stille e Marcos Studart

Clique aqui e acompanhe a cobertura da Lei das Promoções

16.12.2015

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898