Centro de Eventos lota para a promoção de mais 3.024 policiais e bombeiros militares

17 de dezembro de 2015 - 18:02

O Centro de Eventos do Ceará voltou a lotar de emoção na manhã desta quinta-feira (17). Cerca de 10 mil pessoas compareceram ao local para a segunda solenidade de promoção de policiais e bombeiros militares em Fortaleza, dentro da série de 10 cerimônias que o Governo do Estado realiza entre 16 e 23 de dezembro. O governador Camilo Santana comandou a condecoração aos 3.024 promovidos.

Recepcionado por oficiais e praças das corporações e seus familiares emocionados, o governador destacou a mudança histórica que a lei trouxe para a vida dos cearenses. “Nós fizemos uma lei, priorizando o diálogo. Ouvindo e envolvendo todos os oficiais e praças na construção dessa legislação. Por isso, foi aprovada com unanimidade na Assembleia JW9529 webLegislativa. Por entenderem que essa é uma mudança estrutural na segurança pública do Estado. Saibam que, com a sanção desta lei, não serão só os senhores que estão sendo beneficiados, mas todos os cearenses também ganham com a promoção”, salientou Camilo Santana.

Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a lei que permite as promoções foi aprovada e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. Com a aprovação da lei, só neste ano, serão promovidos 8.891 militares. Na Capital, foram dadas novas patentes a 5.482 servidores da Polícia RSão Paulo MG 9387 webMilitar e 561 do Corpo de Bombeiros. Sem existência da lei, apenas 29 militares seriam beneficiados em 2015 em todo o Estado.

Para o coronel Renato de Paula Pessoa, da Polícia Militar, este momento se traduz como o ápice de sua carreira profissional, com o reconhecimento esperado por anos. “Eu já esperava por essa promoção há oito anos. Para mim, essa promoção representa muito para a instituição e seus servidores. Resumo tudo com muita felicidade. Por isso, espero responder à altura, e cada vez mais, com um serviço melhor e a contento para sociedade cearense. Completo 29 anos de corporação, mas já me sinto na Polícia Militar há muito mais tempo por ter um pai militar. Por esse motivo, que nós sabemos exatamente como este é um momento histórico, em ver que o governador está reconhecendo o nosso valor”, falou emocionado o oficial.

JW9675 webDurante as homenagens, o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social, também salientou o quanto a lei e as promoções são importantes para os cearenses. “Claro que há toda uma importância no reconhecimento do Governo com toda a categoria que foi deixada antes em um segundo plano. O reconhecimento, em contrapartida, nos traz uma responsabilidade maior. Se somos reconhecidos, por óbvio, teremos que prestar um serviço de excelência para a população do Ceará. Logo, todos ganhamos com essa promoção justa, trazendo ainda mais estímulo e eficácia”, destacou o secretário.

As cerimônias ainda passarão por outras sete cidades, já tendo sido realizadas duas, no dia 16 dezembro, em Fortaleza e Sobral. Serão organizadas as promoções ainda em Crateús, Itapipoca, Canindé, Iguatu, Juazeiro JW0047 webdo Norte, Russas e Quixadá. A decisão pela realização dos eventos nas principais cidades do Interior foi um pedido pessoal do governador.

“Fizemos questão de fazermos essas cerimônias espalhadas pelo Estado. Com isso, todos os amigos e familiares, além das pessoas da região, podem celebrar e participar deste momento que é singular na vida de cada um dos senhores”, pontuou. Ele comentou ainda do desejo em formar o maior número que pudesse. “Disseram que eu poderia promover todos durante meus quatro anos de Governo. Porém, eu disse: não, eu quero recuperar de uma vez só tudo aquilo que estava reprimido durante 15 ou 20 anos”, comentou o executivo estadual.

Campanha Militar Solidário
Com o evento, também foram arrecadados alimentos não-perecíveis, que serão doadas para as regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é que mais de 10 toneladas de alimentos tenham sido doados.

No evento, estiveram presentes a desembargadora Iracema do Vale, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), os ex-governadores Adauto Bezerra e Lúcio Alcântara, além do chefe de gabinete, Élcio Batista, o chefe da Casa Militar, Cel. Túlio Studart, Socorro França (controladora Geral de Disciplina), Cel. Geovani Pinheiro (comandante da PMCE) e Cel. Carlos Gurgel (comandante do CBMCE), além de personalidades da sociedade cearense.

tabela
Clique aqui e acompanhe a cobertura da Lei das Promoções

17.12.2015

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem
wilame.januario@casacivil.ce.gov.br


Foto: Marcos Studart/José Wagner

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898