Banhado pela chuva do Sertão, governador promove 227 policiais e bombeiros militares em Crateús

18 de dezembro de 2015 - 11:20

Uma festa que contou até mesmo com chuva no Sertão para coroar um momento histórico. Assim foi a solenidade de promoção de 227 policiais e bombeiros militares no município de Crateús, na Região do Sertão dos Inhamuns, presidida pelo governador Camilo Santana. Eles foram beneficiados pela lei, sancionada pelo próprio governador, que regulamenta as promoções no Estado, garantindo a ascensão na carreira militar no total de 8.891 em 2015 – e o restante da tropa ao longo do tempo.

“Estou hoje feliz porque cheguei aqui com chuva e fico mais feliz por dividir esse momento com vocês. Ontem foram três mil promovidos em Fortaleza e Região Metropolitana. De noite, foram mais de 500 em Sobral. Hoje, foram mais três mil na Capital porque nem cabia no Centro de Eventos. Ainda teremos mais seis eventos desse. Estamos promovendo de uma vez só 8.891 militares da polícia e dos bombeiros. Essa promoção não é só um número, significa o rosto, a história de cada um de vocês, o trabalho prestado por vocês. Esse é um reconhecimento. Não tem profissão mais perigosa do que policial. Eu podia muito bem fazer essas promoções ao longo dos quatro anos do meu governo, mas não seria justo, pois todos vocês merecem isso logo”, disse Camilo Santana.

20151217184534  MG 8475O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Delci Teixeira, exaltou os esforços de Camilo Santana para que a promoção dos militares se tornasse realidade. “Eu queria deixar o meu testemunho de que desde o primeiro dia de mandato fui convocado pelo governador para que impulssionasse a lei de promoções dos militares. Não podemos esquecer que ele foi levado às associações que deixaram a sua participação e posteriormente à Assembleia, em que os deputados compreenderam a importância. E em um contexto de tanta dificuldade que passa a economia, surgiu o grande maestro dessa lei que é o governador. Em nome da SSPDS só tenho a agradecer. Nunca em nenhum estado se viu uma lei que beneficiasse tantos servidores de uma só vez”, disse.

O comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Geovani Pinheiro, também comemorou o cenário de festa, coroando uma luta de anos da categoria. “Estamos aqui realizando um sonho de 30 anos que para muitos já tinha deixado de ser sonho e passou a ser pesadelo para nós e familiares. Todos nós fomos vítimas dele. Obrigado Camilo Santana, pois a nossa gratidão é eterna. Hoje somos felizardos pois está chovendo aqui nos Inhamuns, é um momento histórico”.

20151217171516  MG 8367Um dos promovidos foi o agora cabo Rodrigues Júnior, pertencente à primeira turma do Ronda do Quarteirão e que aguardava pelo momento há oito anos e acredita que tudo será melhor para a categoria daqui para frente. “Graças ao governador Camilo Santana conseguimos essa promoção logrando muito êxito. É um estímulo para a categoria pois essa questão das promoções estava defasada e agora tem tudo para se normalizar”, disse.

20151217172303  MG 8371
Outro beneficiado é Francisco de Assis Barbosa Soares, promovido à 3° sargento da Polícia Militar após mais de 12 anos de serviço prestado à Polícia e que vê a mudança como uma influência positiva na execução da profissão.  “Essa promoção com certeza é muito bem vinda para todos nós. O funcionário valorizado rende melhor, faz parte do ser humano essa auto estima ser trabalhada e não é diferente para nós policiais”, disse.

Marcaram também presença o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o Chefe da Casa Militar, Túlio Studart; o secretário de esportes, Jeová Mota; os deputados federais, José Guimarães e Cabo Sabino; os deputados estaduais Carlos Felipe, Odilon Aguiar, Capitão Wagner e Bruno Pedrosa; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Gurgel; o prefeito de Crateús, Mauro Rodrigues, entre outras autoridades civis e militares.

Maior promoção da História

20151217174049  MG 8399Com 8.891 beneficiados, a promoção de 2015 é a maior da História das duas corporações – 8.203 policiais e 688 bombeiros. A última grande medida do gênero ocorreu em 2006, com 1.679 beneficiados. Em junho deste ano, os primeiros 65 oficias (48 PMs e 17 bombeiros) beneficiados com a Lei das Promoções participaram de formatura no Palácio da Abolição. Pela legislação antiga seriam apenas 29 profissionais beneficiados em 2015.

A iniciativa é mais um passo na valorização da segurança pública cearense. Nesta lista constam iniciativas importantes como a criação do Batalhão de Divisas e a interiorização do Batalhão Raio e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Os resultados já podem ser sentidos, como a redução de 9,8% nas mortes violentas no ano e 396 vidas salvas em 2015, se comparados ao mesmo período do ano passado – e 16,9% em Fortaleza.

Calendário

Ao todo, são dez cerimônias, duas na Capital e oito no Interior, até o dia 23 deste mês. Fortaleza recebeu eventos nas últimas quarta (16) e quinta-feira (17). Ainda na quarta-feira (16), o governador Camilo Santana foi até Sobral. Na sexta-feira, Camilo Santana promove os policiais e bombeiros de Canindé, às 19 horas.

Já na segunda-feira (21), Itapipoca e região serão beneficiadas, a partir das 17 horas. No dia seguinte, os profissionais da Região do Cariri serão promovidos em evento realizado em Juazeiro do Norte, às 9h. Em seguida, às 18h, Iguatu sedia as promoções dos PMs e bombeiros do Centro-Sul do Ceará. Por fim, no último dia de solenidades, os beneficiados do Litoral Leste e do Vale do Jaguaribe participam da solenidade em Russas (9h), enquanto que os profissionais que atuam no Sertão Central e no Maciço do Baturité serão promovidos em Quixadá, às 18h.

Lei aprovada e sancionada em maio

20151217194836  MG 8767Assinada pelo governador Camilo Santana em 22 de abril, a Lei das Promoções foi aprovada por unanimidade pelos deputados e sancionada no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais.

A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. Toda a tropa está apta a ser promovida.

Campanha Militar Solidário

Em meio às cerimônias, os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará lançaram a campanha Militar Solidário. A iniciativa convida os profissionais que serão promovidos na graduação militar a doarem alimentos não perecíveis que serão distribuídos nas regiões mais afetadas pela estiagem no Estado, através da ação da Defesa Civil. A estimativa é pela arrecadação de cerca de 16 toneladas de alimentos. Todas as pessoas que estarão nas solenidades poderão a participar da campanha.

 

tabela

 

Fotos: Tiago Stille

17.12.2015

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898