SPD capacita 225 internos em tratamento em Comunidades Terapêuticas (CTs)

18 de dezembro de 2015 - 17:12

Carlos Pompeu, Wemerson Oliveira, Gabriel Ferreira, Maxwell Batista, Márcio de Jesus e João Matos são homens jovens. O que mais têm em comum? Em um certo momento da vida, enveredaram pelo caminho das drogas. Eles sofreram as consequências da escolha. Mas, receberam ajuda para a recuperação do vício em Comunidades Terapêuticas (CTs).

O processo de reabilitação segue. Contudo, eles querem mais. Pensam em viver numa nova realidade junto de suas famílias, bem longe das drogas. Para isso, aprenderam, rápido, que é preciso perseverar. Há dificuldades para superar a dependência química, mas nem pensam em desistir. Essa persistência passa pela reinserção profissional.

Na quinta-feira, 17, um total de 22 internos de CTs conveniadas com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) deram um grande passo em direção a uma nova vida. Eles concluíram cursos de eletricista e informática disponibilizados, gratuitamente, pela SPD em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e receberam certificados em momentos singelos, mas marcados pela alegria. O documento em mão representa um recomeço, uma nova perspectiva de vida.

A primeira entrega de certificados aconteceu pela manhã, na CT Centro de Assistência Social e Profissional (Casp) Taciano Rocha Pontes, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ali, 20 internos em tratamento receberam certificados pela conclusão do curso de eletricista, além de kit básico de ferramentas para utilizarem no novo ofício ao deixarem a CT, retornando ao convívio social. O segundo momento ocorreu à tarde, na CT Moradores do Henrique Jorge, em Aquiraz, com a entrega de certificados a jovens que concluíram curso de informática.

Ambos os eventos contaram com a presença da coordenadora de Políticas sobre Drogas da SPD, Alessandra Pimentel; e da gerente da Célula de Avaliação e Monitoramento, Lidiane Rebouças. A STDS foi representada pela coordenadora do projeto Criando Oportunidades, Edianny Lima; e pela integrante do projeto Primeiros Passos, Zita Teles. O clima foi de alegria e descontração, com direito a música, homenagens e apresentação de trabalhos artesanais. Para os educandos, satisfação pelo desafio vencido. Para familiares e amigos presentes, a esperança de novos dias para o ente querido.

Ao receber seu certificado, o acolhido Carlos Pompeu comemorou: “Persisti. Consegui concluir o curso. Agora, quero escrever uma nova história da minha vida”. Wemerson Oliveira também destacou sua perseverança. “Pensei em desistir. Mas, segui em frente. O certificado é o presente pelo meu esforço. Agora, é seguir em frente. Drogas, nunca mais”, disse. A titular da Copod da SPD, Alessandra Pimentel, enfatizou: “Vocês venceram uma etapa ao abraçarem essa oportunidade e concluírem o curso de eletricista. A partir de agora, começam a desfrutar de uma nova vida”.

Com as certificações nas duas CTs, um total de 225 internos estão, agora, capacitados para o mercado de trabalho graças aos projetos ‘Criando Oportunidades’ e ‘Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista’. O primeiro envolveu a oferta de cursos de cozinheiro, eletricista, mecânico de motos e corte e costura, com duração de dois meses. Os beneficiados do projeto ‘Primeiro Passos’ receberam bolsa no valor de R$ 100,00 durante os três meses de duração do curso de informática.

A parceria da SPD com a STDS para a efetivação dos cursos profissionalizantes teve início em agosto passado. Foram beneficiados internos de nove CTs espalhadas por municípios cearenses. O objetivo foi levar oportunidades de qualificação para pessoas acolhidas, reforçando a recuperação e a melhoria da autoestima, além de evitar a ociosidade e reduzir novas possibilidades de uso de drogas.

A efetivação dos cursos foi supervisionada pela Copod da SPD, com acompanhamento direto da titular da pasta, Mirian Sobreira. Ela lembra que a Secretaria articulou com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) a inserção dos participantes dos cursos no cadastro de empregos e geração de renda.

18.12.2015

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939
lenaximenes66@gmail.com

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias


Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898