Hemoce recebe doações de sangue nos feriados de Natal e Ano Novo

22 de dezembro de 2015 - 15:32

As festas de final de ano e os feriados prolongados se aproximam e com eles a necessidade de reforçar o estoque de bolsas de sangue. Por isso, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Estado do Ceará, estará de portas abertas durante as duas últimas semanas do ano, fechando somente nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Nos dias 24, véspera do Natal, e 31 de janeiro, véspera de Réveillon, a sede do Hemoce, na Av. José Bastos 3390, e os regionais do interior do Estado, vão receber os doadores das 7h30 às 12h. Já o posto de coleta no IJF, não fecha nenhum dia e os doadores podem realizar o gesto de solidariedade das 13 às 17h30 nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias, o posto funcionará no horário normal da semana.

A expectativa é de que até o fim deste mês, sejam realizadas pelo menos 1.200 doações de sangue para alcançar a meta de 108 mil bolsas coletadas no ano de 2015 em todo o Estado. ?A gente sabe que o povo cearense é solidário, se preocupa com o próximo e contando com a ajuda da população vamos atingir a meta?, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Para facilitar o acesso da população às unidades de coleta, o Hemoce ampliou os locais de doação. Além da sede do Hemocentro coordenador, e o posto de coleta no IJF, foi montada uma estrutura de coleta de sangue na Praça do Ferreira, até o dia 30 de janeiro. As doações podem ser realizadas das 8 às 16h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, das 8 ás 14h. Fora da capital cearense, o Hemoce funciona com atendimento nos hemocentros regionais nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Quixadá e Sobral.

Todo o processo de doação de sangue leva em média de 40 a 60 minutos. Uma bolsa de sangue pode ser dividida em até quatro componentes que podem ir para quatro pessoas diferentes, salvando assim até quatro vidas. A hemorrede estadual é formada pelo hemocentro coordenador em Fortaleza e cinco unidades no interior do Ceará sendo responsável pela cobertura de aproximadamente 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios. O sangue doado no Hemoce abastece 388 hospitais e serviços de saúde como UPAs, Policlínicas e clínicas de hemodiálise salvando a vida de pacientes que precisam de transfusão de sangue.

O que é necessário para doar:

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50kg, ter entre 16 a 69 anos de idade e apresentar um documento oficial e original com foto. Atenção: os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores de 18 anos, disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br). Em Fortaleza, além da sede que funciona na Av. José Bastos 3390, e do posto de coleta no IJF.

banner hemoce site feriado 2015-

Obs: Nos demais dias, permanece horário normal de atendimento de cada unidade.

22.12.2015

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
Contato: (85) 3101-2308
E-mail:  natassya.chagas@hemoce.ce.gov.br / imprensahemoce@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898