Encontro na Secitece discute detalhes da transferência da Fatec para o IFCE

23 de dezembro de 2015 - 13:54

Alunos, professores, vereadores e o deputado Manoel Santana se reuniram com o secretário Inácio Arruda

 
Professores e estudantes da Faculdade de Tecnologia do Instituto Centec (Fatec) dos municípios de Juazeiro do Norte e Quixeramobim participaram de um encontro com o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda. A reunião, realizada na última segunda-feira (21/12), na Secitece, tratou da transferência das atividades das duas unidades para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Na oportunidade, o secretário esclareceu que o processo de transferência da Fatec de Juazeiro do Norte para o IFCE, já articulada pelo Governo do Estado, garante que todos os estudantes concluirão seus cursos, que todos os cursos existentes hoje serão mantidos, além da ampliação da oferta de vagas. “O que já era bom na Fatec será ainda melhor no IFCE, que vai proporcionar também a prática de esporte para os estudantes e a assistência estudantil, além de melhorar a estrutura do prédio”, completou Inácio, informando que as aulas continuarão a ser realizadas no prédio da Fatec.

No caso da Fatec de Quixeramobim, ainda estuda-se a possibilidade desta transferência acontecer para o IFCE. Uma comissão formada por representantes da Secitece, Centec e IFCE está avaliando o processo e apresentará uma proposta já no próximo ano.

Como organização social mantida pelo governo estadual, o Centec continuará promovendo seus cursos de extensão e de educação técnica e profissional, sempre voltados ao mercado de trabalho. Para o presidente da instituição, Francisco Viana, os cearenses ganharão com a transferência da Fatec. “Haverá uma maior integração entre governos federal e estadual no que diz respeito ao ensino, a pesquisa e a extensão”, justifica.

Presente na reunião, o pró-reitor de Ensino do IFCE, Reuber Saraiva, que participou do processo de transferência das unidades da Fatec de Sobral, Aracati e Limoeiro do Norte, garantiu que a transferência será realizada de forma tranquila. “Os cursos serão mantidos e novos poderão ser criados, sempre em diálogo com a comunidade. O IFCE sempre realiza enquetes e audiências públicas. A escolha dos cursos atende à vocação natural de cada região”, enfatizou o pró-reitor.

Os profissionais que atuam na Fatec de Juazeiro do Norte serão mantidos por um programa de transição até a realização de concurso público pelo IFCE.

A reunião desta segunda-feira teve a participação dos vereadores de Juazeiro do Norte Cláudio Luz, Rita Monteiro e Darlan Lobo; do deputado estadual Manoel Santana; do secretário-adjunto da Secitece, Francisco Carvalho; do coordenador de Educação Superior da Secitece, Cândido B.C. Neto; da coordenadora de Educação Profissional, Neila Menezes e da coordenadora da Assessoria de Desenvolvimento Institucional da Secretaria, Adeline Lobão.

23.12.2015

Cynthia Cardoso
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6469 | 98877.9710 | 99737.9950
cynthia.cardoso@sct.ce.gov.br

Emília Augusta
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de  Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898