Cagece intensifica ações de combate ao Aedes aegypti

29 de dezembro de 2015 - 17:09

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza nesta quarta-feira (30) mais uma ação de combate ao Aedes aegypti. Durante todo o dia, as unidades de negócio da Companhia estarão mobilizadas para identificar e eliminar todo foco que possa gerar a proliferação do mosquito. O trabalho será realizado pelas equipes do “batalhão de voluntários”, formadas por colaboradores e brigadistas, e equipes de serviços gerais.

No intuito de ampliar os trabalhos e sensibilizar a população para a importância do combate ao mosquito, a Cagece tem intensificado as ações por meio de limpeza em áreas localizadas no entorno das unidades, bem como fiscalização de telhado da unidade para retirada de telhas quebradas e folhas que possam acumular água. Dentre as atividades educativas, a Companhia também está programando palestras para moradores com temáticas sobre o combate ao Aedes aegypti.

Outra medida programada pela Cagece é o treinamento para colaboradores de limpeza e manutenção. A ideia é capacitar os funcionários para que, durante suas atividades diárias, também possam atuar na identificação e eliminação de possíveis focos do mosquito.

As ações de combate ao mosquito são realizadas semanalmente em todas as unidades da Cagece na capital e interior do Estado. O trabalho realizado segue as diretrizes estabelecidas no Plano de Enfrentamento do Mosquito Aedes aegypti – “Todos conta o Mosquito”, lançado no último dia 21 de dezembro pelo governador do estado, Camilo Santana.

Comitê

A Cagece, vinculada à Secretaria das Cidades, integra o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, lançado no último dia 21 de dezembro, pelo governador Camilo Santana.

O comitê vai propor, articular, coordenar e avaliar as ações de controle do vetor, para reduzir a incidência das doenças e seus efeitos, além de auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle dessas doenças. O Comitê terá a participação de representantes do Gabinete do Governador, Casa Civil, Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, Secretaria da Infraestrutura, Secretaria do Turismo, Secretaria das Cidades, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria da Cultura, Secretaria do Planejamento e Gestão, Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Secretaria de Recursos Hídricos, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Defesa Civil, Ministério da Defesa – Exército Brasileiro e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

SAIBA MAIS

O engajamento no combate ao Aedes aegypti é muito importante uma vez que além da dengue, o mosquito também transmite as doenças Chikungunya e Zika. A prevenção é a alternativa mais eficaz para combater o mosquito.

29.12.2015

Assessoria de Comunicação da Cagece:
Leonardo Costa / 85 3101.1826 / (85) 3101.1834 / 85 8878.8932 Leonardo Costa
comunicacaocagece@gmail.com

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898