Abertas inscrições para oficinas de qualificação da atenção primária

30 de dezembro de 2015 - 19:45

Estarão abertas,de 4 a 11 de janeiro de 2016, as inscrições para as duas primeiras oficinas do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificAPSUS), que serão ministradas de 25 a 27 de janeiro, em Fortaleza. A inscrição, exclusivamente pela internet, é destinada aos coordenadores ou profissionais responsáveis pela atenção primária nos municípios e confirma a adesão das secretarias municipais de Saúde ao QualificAPSUS. Será garantida uma inscrição por município. O projeto da Secretaria da Saúde do Estado vai promover a reorganização do modelo de atenção à saúde, a partir da reestruturação da atenção primária nos municípios e da implantação das redes de atenção à saúde.

Clique aqui para fazer a inscrição on line.

A Oficina 1 – Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade será ministrada no dia 25 de janeiro; e a Oficina 2 – Processos Básicos na Atenção Primária à Saúde: territorialização, cadastramento e diagnóstico local, nos dias 26 e 27. Até o dia 1º de julho de 2016 serão realizadas mais quatro oficinas e três capacitações complementares, nos meses de março, abril, maio e junho. As seis oficinas previstas serão intercaladas com a tutoria para a aplicação dos conteúdos teóricos na prática diária das equipes da atenção primária na unidade básica de saúde. Os participantes das oficinas farão a replicação dos conteúdos em seus municípios, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRES), e atuarão como tutores na reestruturação da atenção primária.

A atenção primária à saúde, como coordenadora do cuidado dos usuários no território de sua responsabilidade, apresenta-se como fundamental para a consolidação de redes de atenção à saúde. O atual modelo de atenção, voltado predominantemente para o cuidado aos casos agudos de saúde da população, não é adequado para enfrentar o aumento das condições crônicas. Contrapondo-se ao modelo fragmentado de atenção à saúde, caracterizado pelo descompasso entre o sistema de atenção e a situação epidemiológica da população, as redes de atenção à saúde, coordenadas pela atenção primária, estruturam-se para enfrentar uma condição de saúde específica, por meio de um ciclo completo de atendimento, o que implica a continuidade da atenção (primária, secundária e terciária) e a sua integralidade, envolvendo ações de promoção, de prevenção e de gestão das condições de saúde, estabelecidas por meio de intervenções de cura, cuidado, reabilitação e paliação.

O processo de implantação do novo modelo de atenção à saúde no Ceará contará com o Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primária à Saúde, que atribuirá os selos bronze, prata e ouro às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados das unidades básicas de saúde. O instrumento de avaliação vai possibilitar a verificação do estágio de desenvolvimento alcançado pelas unidades de saúde, identificar e corrigir as não conformidades, bem como desenvolver planos para melhoria contínua. Serão definidas unidades laboratórios em que serão implantadas as mudanças estruturais e processuais com a participação de tutor externo.

Clique aqui para fazer sua inscrição on line.

Mais informações com o Núcleo de Atenção Primária da Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde (NUAP/COPAS): (85) 3101.5265/ 3488.2135 / 3101.5155 / (85) 99135.1895 (Oi) – (85) 99778.2436 (Tim e WhatsApp).

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Data

Atividade

Local

 25/01

Oficina 1 – Atenção Primária à Saúde: fundamentos, gestão e avaliação da qualidade

Fortaleza

 26 e 27/01

Oficina 2 – Processos básicos na Atenção Primária à Saúde: territorialização, cadastramento e diagnóstico local

Fortaleza

 31/03 e 01/04

Oficina 3 – Condições crônicas na Atenção Primária à Saúde: identificação, estratificação de risco, programação local e agenda programada

Fortaleza

 A definir

Capacitação complementar 1 – Estratificação de risco das principais condições crônicas

Fortaleza

 A definir

Capacitação complementar 2 – Manejo clínico das principais condições crônicas

Fortaleza

 28 e 29/04

Oficina 4 – Eventos agudos na Atenção Primária à Saúde: classificação de risco, atendimento e agenda

Fortaleza

 A definir

Capacitação complementar 3 – Classificação de risco para os eventos agudos

Fortaleza

 24 e 25/05

Oficina 5 – Ações de prevenção e gerenciamento de microprocessos de risco na Atenção Primária à Saúde

Fortaleza

 30/06 e 01/07

Oficina 6 – Monitoramento e avaliação na Atenção Primária à Saúde: o painel de bordo com o monitoramento das metas e avaliação dos resultados

Fortaleza

30.12.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel (  selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias


Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898