Réveillon de Fortaleza contará com reforço de mais de 900 agentes de segurança

30 de dezembro de 2015 - 22:53

Para garantir tranquilidade durante a passagem de ano na festa de Réveillon em Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vai disponibilizar 906 homens e mulheres para a segurança do evento, que acontece no Aterro da Praia de Iracema – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6). O plano operacional, apresentado na manhã de hoje (30) em coletiva de imprensa no Paço Municipal de Fortaleza, integra todos os órgãos de segurança do Governo do Estado do Ceará e outras forças parceiras. A operação terá início às 16 horas dessa quinta-feira (31) e se estenderá até o término da festa.

Do total, 660 policiais militares formarão o efetivo na Praia de Iracema, além de 157 que serão distribuídos nas principais vias de acesso, nos terminais, pontos de paradas de ônibus próximos ao local e principais eventos de réveillon da Capital. Também estarão envolvidos 47 policiais civis, 33 bombeiros militares, cinco homens da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e quatro da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS. Alguns policiais civis atuarão à paisana entre os foliões.

Durante a ofensiva, serão utilizadas, ainda, 38 viaturas, 73 motos e 21 cavalos pela Polícia Militar, sete viaturas da Polícia Civil, uma Auto Bomba Tanque (ABT), uma ambulância de salvamento e outra de resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar e uma aeronave da Ciopaer, que estarão todas de prontidão, além da Plataforma de Observação Elevada (POE) com 14 câmeras com raio de 360º. Além disso, um bote salva vidas do Corpo de Bombeiros fará patrulhamento marítimo na área.

As Delegacias de Proteção ao Turista (Deprotur), da Criança e do Adolescente (DCA), Divisão Antissequestro (DAS), Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o 2º Distrito Policial e o Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil trabalharão em regime de plantão durante todo evento.

Após a programação, a orla de Fortaleza segue com a realização do patrulhamento natural da área, com militares do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).

Para evitar transtornos durante a comemoração da passagem do ano, o delegado Fernando Menezes, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, orienta aos turistas e fortalezenses que evitem a exposição de objetos de elevado valor como joias e celulares, preferindo a utilização do parelho telefônico nos pontos que tenham a presença dos profissionais de segurança. Ressalta ainda a importância de as pessoas portarem documento de identificação. Com as crianças, o delegado recomenda aos pais ou responsáveis atenção redobrada e a utilização de pulseiras ou cartões com contatos dos familiares nos menores, devido à aglomeração de pessoas.

30.12.2015

Assessoria de Comunicação da SSPDS
Kélia Jácome
kelia.jacome@sspds.ce.gov.br / (85) 3101.6517

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898