Estado reforça parceria com o MP no combate à corrupção

5 de janeiro de 2016 - 00:07

A vice-governadora do Estado, Izolda Cela, reforçou o papel do Ministério Público como órgão fiscalizador e voltado para o cumprimento das leis do Ceará, durante a cerimônia de posse do novo procurador-Geral de Justiça do Estado, Plácido Rios, na noite desta segunda-feira (4), na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Fortaleza. Izolda representou o governador Camilo Santana na solenidade e aproveitou para, em nome do governador, agradecer a instituição pela “adesão propositiva” no Pacto por um Ceará Pacífico.

 ARI5808“O combate à corrupção é uma luta, um enfrentamento que a sociedade precisa cada vez mais encampar. E o Ministério Público é uma instituição importantíssima nessa área. Com a disposição do doutor Plácido a tendência é pelo fortalecimento ainda maior nessa atuação”, frisou a vice-governadora, enaltecendo a passagem do ex-procurador Ricardo Machado pelo cargo. “Não tenho dúvida de que continuaremos tendo essa interlocução e esse trabalho junto ao MP para continuarmos salvando vidas e garantindo esse bem tão preciosos que é a segurança aos cearenses”, comentou Izolda.

 ARI5871Plácido Rios frisou a contribuição do MP ao Pacto por um Ceará Pacífico através, em especial, do projeto Tempo de Justiça, que visa agilizar os processos desde a abertura de inquérito até o julgamento do delito em até seis meses. “Rompendo o ciclo vicioso da impunidade temos certeza que estes projetos serão um legado pro Brasil. Não só com a redução da criminalidade, mas mostrando que só se pode com a união dos esforços”, destacou.

Governador referenda mais votado

Com 283 votos, Plácido Rios foi o candidato mais bem votado na eleição para definição da lista tríplice, realizada em 4 de dezembro entre os membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O nome do promotor de Justiça foi referendado pelo governador Camilo Santana no dia 21 de dezembro. Ele assume o cargo pelo biênio 2016/2017.

A ARI5636 cerimônia contou com a presença de autoridades como o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; o a defensora Pública do Estado, Mariana Lobo; além dos secretários estaduais Alexandre Landim (Casa Civil), Juvêncio Viana (PGE), Socorro França (CGD), Hélio Leitão (Justiça), Mauro Filho (Fazenda), Nelson Martins (Relações Institucionais), Artur Bruno (Meio Ambiente), Flávio Jucá (CGE) e Guilherme Sampaio (Cultura). Estiveram presentes também o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, Marcelo Mota, o presidente do Colegiado Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público, Lauro Machado Nogueira; o desembargador Teodoro Silva Santos, representado a presidente do Tribunal de Justiça, Iracema Vale, o procurador-geral de Fortaleza, José Leite Jucá Filho, representando o prefeito da Capital, Roberto Cláudio, além de integrantes do Poder Judiciário e outras autoridades.

Fotos: Ariel Gomes

04.01.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898