Aumenta o número de pesquisas realizadas no Hospital César Cals

6 de janeiro de 2016 - 15:21

O número de pesquisas em saúde realizadas no Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, passou de 56, em 2014, para 62, aprovadas em 2015. Por ano, o HGCC chega a receber cerca de 200 projetos de pesquisa para serem submetidos e desenvolvidos no hospital. Os projetos selecionados são propostas de pesquisas que abordam temas ligados à área da saúde, envolvendo as diversas categorias profissionais, como, enfermagem, fisioterapia, nutrição, medicina, dentre outras.

Para quem deseja realizar uma pesquisa científica no Hospital César Cals, é necessário entregar ao Centro de Estudos Aperfeiçoamento e Pesquisa (CEAP), um projeto, que deve obedecer a uma estrutura já estabelecida, dividida em informações obrigatórias, como título, introdução, justificativa, objetivos e métodos; informações complementares e observações. O CEAP realiza a primeira parte da seleção voltada para conferir se essas características foram observadas pelo autor.

Para ser aprovado, o projeto deverá passar também pela Comissão de Ética em Pesquisa (CEP) do HGCC, que realiza reuniões mensais, sempre na primeira sexta-feira de cada mês, para avaliar os projetos submetidos à Plataforma Brasil, do Ministério da Saúde. A plataforma é uma base on-line nacional e unificada que contém os registros de pesquisas que envolvem seres humanos, disponível desde 2012. Ela é utilizada para analisar as pesquisas de acordo com a Comissão de Ética em Pesquisa e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

Umas das exigências para a aprovação do projeto, pela comissão, é avaliação das pesquisas para comprovar se estão de acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). As pesquisas desenvolvidas no HGCC, ligadas aos mais variados assuntos, como obstetrícia, neonataologia, tratamentos clínicos, cirúrgicos, de enfermagem, fisioterapêuticos, nutricionais, entre outros, evidenciam a relevância do hospital em sua atuação terciária de alta complexidade, o que confirma o seu papel de ensino em saúde. Ao final de cada pesquisa, o autor precisa enviar um relatório, comprovando a aplicação e desenvolvimento do projeto apresentado.

06.01.2015

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge – (85) 3101.5323
ascom@hgcc.ce.gov.br

Ana Martins
Gestora de Célula / Monitoramento

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898