Izolda Cela participa de ação intensiva de enfrentamento ao Aedes aegypti em Sobral

7 de janeiro de 2016 - 20:48

O bairro Terrenos Novos, na Zona Norte de Sobral, foi o alvo da ação intensiva contra o Aedes aegypti realizada durante a tarde desta quinta-feira (7), e que contou com a participação da vice-governadora do Estado, Izolda Cela. Mais cedo, ela esteve no Centro de Convenções da cidade para o lançamento do Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti na Zona Norte do Estado. Prefeitos, secretários municipais e agentes MVS6243 de saúde e de endemias de 55 municípios da Região Norte do Estado lotaram o espaço da solenidade.

Ao lado do prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, e do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, a vice-governadora visitou casas do bairro e conversou com os moradores sobre os cuidados com a propagação do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Cerca de 100 agentes de combate reforçaram a ação, que partiu da Escola Yedda Frota.

Quem recebeu boa nota na avaliação foi o senhor Antônio José Oliveira do Vale, um dos que abriu as portas de casa para os agentes. Mesmo com cinco gaiolas para passarinhos, ele demonstrou estar em dia com os cuidados básicos, revelando fazer diariamente a limpeza dos bebedouros para as aves. O depósito de água que fica MVS6221 embaixo da geladeira da residência também estava seco. “O senhor merece nota 10”, classificou o secretário Henrique Javi.

Em outra residência da mesma rua o trabalho deu resultado rapidamente e três larvas foram encontradas, com o devido tratamento sendo realizado imediatamente no local. “Um detalhe importante desse contato casa a casa é que as pessoas dêem um retorno, falem os seus hábitos, até para que os agentes tenham cada vez mais conhecimento e saibam agir da melhor maneira”.

07.01.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898