Pré-estação: Funceme registra chuva em 85 municípios

7 de janeiro de 2016 - 19:22

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis – sistema meteorológico comum durante a pré-estação chuvosa no Ceará – foi responsável pelo registro de precipitações em 85 municípios do Estado entre a manhã de ontem, 6 de janeiro, e a manhã de hoje, 7. A chuva foi mais intensa em Icó (com 130mm), Tauá (105mm) e Crateús, Arneiroz e Quiterianópolis (as três cidades com registro de 95mm). Na Capital, o índice foi de 19,7mm.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), apesar de trazer alívio para o calor excessivo deste verão, as precipitações não têm relação com a qualidade da quadra chuvosa, entre fevereiro e maio, já que nesse período o sistema que atua é a Zona de Convergência Intertropical. A previsão climática para a quadra chuvosa de 2016 somente será divulgada pela Funceme no dia 20 de janeiro.

Os meteorologistas preveem que amanhã permaneçam as condições favoráveis para as precipitações. Dessa forma, a previsão é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado.

Céu nubladoPrevisão do tempo para esta sexta-feira (8) e sábado (9)
Quem pretende ir a praia neste fim de semana é bom se programar, pois o clima pode não favorecer o lazer. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para esta sexta-feira (8) é de nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado ao longo do dia. Já no sábado (9), ao longo do dia, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuvas isoladas em todas as regiões cearenses.

07.01.2016

Assessoria de Comunicação da Funceme
Guto Castro Neto – (85) 3101.1099 ou 98814.4194
comunicacao@funceme.br

Foto: José Wagner / Governo do Ceará

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898