Cerca de 124 mil alunos da rede pública estadual esperam resultado do ENEM 2015

8 de janeiro de 2016 - 19:26

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgam nesta sexta (8) as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. As provas desta edição aconteceram nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, nas tardes de sábado e domingo, com mais de sete milhões de pessoas inscritas. No ano de 2015, cerca de 150 mil estudantes da rede pública do Ceará fizeram suas inscrições para o Enem e 124 mil participaram da prova nos dois dias.

 

O exame verifica e avalia o domínio de competências e habilidades dos estudantes que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio, além de ser um dos instrumentos de acesso em diversas universidades públicas e privadas. Os resultados oficiais do Enem 2015 só podem ser acessados no Portal do Inep. As quatro instituições públicas de ensino superior no Ceará que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertam 10.242 vagas para 92 cursos em 23 municípios nesta primeira edição de 2016.

 

Com o resultado da avaliação, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2016, serão ofertadas cerca de 228 mil vagas em 131 instituições públicas, na primeira edição do Sisu. As inscrições estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (11) até quinta-feira (14). Além disso, o participante também pode utilizar sua nota para conseguir uma bolsa de estudos em uma universidade particular por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos de 50% a 100% para estudantes de baixa renda. A pontuação mínima para participar do Prouni é de 400 pontos.

 

Além do Sisu e do Prouni, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é outra oportunidade de acesso ao ensino superior que utiliza a pontuação do Enem. Funciona com a concessão de crédito aos estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades em uma faculdade particular. O resultado do Enem também é necessário para os estudantes de nível superior que queiram fazer intercâmbio no exterior através do programa Ciências sem Fronteiras, que oportuniza a realização de cursos de graduação e pós-graduação fora do país.

 
Por meio de convênio entre Brasil e Portugal, os estudantes brasileiros também podem utilizar sua nota para o ingresso na Universidade de Coimbra. A instituição foi a primeira instituição portuguesa a aceitar o Enem para o acesso à graduação. Para ingressar na universidade, o aluno deverá alcançar mais de 600 pontos no Exame, variando de acordo com a área e os cursos desejados.

 
As inscrições para concorrer às vagas na Universidade de Coimbra já iniciaram e vão até o dia 11 de janeiro de 2016. Caso o candidato perca este prazo, novas inscrições serão aceitas em outros dois períodos: entre o dia 1° de fevereiro a 15 de março e entre 13 de junho a 13 de julho. Estão sendo ofertadas mais de 470 vagas em 35 cursos de licenciatura e 10 em mestrado integrado com a graduação. Outras dez instituições portuguesas, além de Coimbra, também aceitam a nota do Enem. Para mais informações sobre oportunidades em Portugal, acesse o Portal do MEC.

 
Durante todo o ano letivo, a Secretaria da Educação, por meio da Coordenação de Protagonismo Estudantil, realiza o projeto “Enem – Chego Junto, Chego Bem” que tem o intuito de apoiar os alunos do Ensino Médio (das 2ª e 3ª séries e da Educação de Jovens e Adultos) em sua preparação para o Enem.

 

O projeto acontece em etapas: 1 – auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; 2 – apoio nos dias de inscrição; 3 – eventos motivacionais e de orientação vocacional; 4 – Ações pedagógicas de estudo para o ENEM; 5 – Realização do “Dia E”, com auxílio no transporte, hospedagem e pontos de apoio aos alunos no dia das provas. Em 2016, as provas do ENEM serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro.

 

08.01.2016

 

Larissa Cavalcante
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
larissa.cavalcante@seduc.ce.gov.br

 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação
85 3101.3972
carol.avendano@seduc.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias
sabrina.lima@gabgov.ce.gov.br

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898