Sejus e CeArt ministram curso de crochê e gestão para internas do presídio feminino

8 de janeiro de 2016 - 16:08

A Secretaria da Justiça e Cidadania, através da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), e a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) estão capacitando 25 internas do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF) em crochê e gestão. As aulas iniciaram no último dia cinco e seguem até 15 de janeiro. Ao fim do curso de crochê, as internas iniciam aulas sobre gestão do negócio.

A técnica em artesanato da CeArt, Rosângela Andrade, fala da importância do curso para as internas. “Os cursos que realizamos em unidades prisionais são muito proveitosos. Esses cursos são importantes, pois podemos emitir a carteira de artesãos para os que participam e essa já é uma profissão reconhecida por lei, possibilitando aos artesãos hoje internos uma renda ao saírem do presídio,” ressaltou.

O curso de crochê está reunindo internas que já atuam com o artesanato e outras que ainda não conhecem a técnica manual. “A idéia é que aquelas que já trabalham com isso possam se renovar e aperfeiçoar o trabalho, enquanto as outras poderão aprender o novo ofício”, destaca a coordenadora de inclusão, Cristiane Gadelha.

O objetivo é que essa aproximação com a CeArt permita que, no futuro, as peças produzidas pelas internas possam ser comercializadas nas lojas da Central. Com o curso de gestão as internas irão aprender a precificar seus produtos e conhecer algumas técnicas administrativas.

Atualmente, 28 mulheres estão trabalhando no setor de artesanato do IPF. Além de crochê há produtos em diversas técnicas artesanais, como vagonite, bordado, ponto cruz, patchwork, entre outros. Recentemente, dez internas receberam a carteira de artesanato expedida pela CeArt e já pretendem trabalhar profissionalmente com o artesanato após deixarem a unidade prisional.

08.01.2016

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares
ascom.sejus@gmail.com / (85) 3101.2862

Fotos: Acervo / Sejus

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898