Comitê de combate ao Aedes aegypti faz balanço e planeja ampliar ações

12 de janeiro de 2016 - 21:08

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à dengue, chikungunya e zika se reuniu na tarde desta terça-feira (13), no Palácio da Abolição, para fazer um balanço das ações já concretizadas e planejar os próximos passos no combate ao mosquito. Representantes de 14 órgãos do Governo estiveram presentes. Na próxima sexta-feira (15), às 15 horas, o comitê terá a reunião com reforço de entidades como CDL, Fiec, Fecomercio, universidades, igrejas, conselhos profissionais, entre outras. O encontro será no Palácio da Abolição, com a presença do secretário-chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista.

A próxima ação é sair do raio das secretarias e chegar mais à população. As ações serão ampliadas, por exemplo, para as escolas públicas estaduais, para as festas de Pré-Carnaval e para a avenida Beira Mar e a Praia do Futuro. Também será feito um trabalho em conjunto com a Prefeitura de Fortaleza no combate ao mosquito no entorno do Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Balanço

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue tem a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar iniciativas de controle do Aedes aegypti. Formado por gestores e técnicos de diversas secretarias e órgãos, o Comitê já se reuniu três vezes. A última reunião aconteceu no dia 29 de dezembro, no Palácio da Abolição. Já foram realizados dois grandes eventos, em Fortaleza, quando o houve o lançamento, no dia 21 de dezembro, e em Sobral, no dia 7 de janeiro, com a participação dos prefeitos dos 55 municípios da macrorregião  Norte, secretários de saúde, coordenadores da atenção primária, Agentes Comunitários de Saúde, representantes das igrejas, Exército, Corpo de Bombeiros, Ministério Público.

Além de brigadas internas para o controle dos focos do mosquito nos prédios públicos, os integrantes do comitê realizaram ações de conscientização nas secretarias para os servidores. “Precisamos manter a empolgação para que essa mobilização siga firme até conseguirmos nosso objetivo de diminuir sensivelmente os números de doenças relacionadas ao mosquito”, destaca o coordenador do comitê, Moacir Tavares.

Todos os prédios da rede pública do Governo do Estado estão sendo inspecionados pelo menos uma vez por semana para o combate ao Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a Chikungunya e a Zika. Desde o último dia 4 de janeiro, a Secretaria da Saúde do Estado realiza uma série de oficinas para preparar  as brigadas que vão trabalhar nas diferentes secretarias,órgãos e unidades do Governo do Estado, incluindo escolas, hospitais, delegacias, estações da Cagece, coordenadorias regionais de saúde e da educação (Cres e Credes).

As brigadas foram criadas por decreto do governador Camilo Santana, para que combater o mosquito a partir dos próprios órgãos públicos. Só na educação, são 110 escolas profissionais que receberão a inspeção das brigadas.

Saiba Mais (clique nos links)

Interior do Ceará ganha reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti

Mobilização contra o Aedes aegypti recebe reforço do governador e prefeito em Fortaleza

#Todoscontraomosquito: Ceará terá brigada de combate ao Aedes aegypti

12.01.2016

 

Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá / Helga Rackel ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5221 / 3101.5220)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / 85 3466.4898