Equipamentos do projeto Praia Acessível são apresentados à primeira-dama

14 de janeiro de 2016 - 21:37

A primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, acompanhada da coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Governo do Estado, Isabele Cavalcante; do titular da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, e do secretário de Turismo da Prefeitura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, receberam nesta quinta-feira (14) os equipamentos que serão instalados na Praia de Iracema para o funcionamento do projeto “Praia Acessível”. Com idealização do Governo do Estado, o projeto será executado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza a partir de 17 de fevereiro e tem como objetivo promover acessibilidade de idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida às praias.

Praia Acessível5Os equipamentos foram montados no jardim da Praça Luíza Távora para serem apresentados às autoridades. A iniciativa oferecerá espaço de lazer com esteira de acesso e cadeiras anfíbias, que possibilitam o acesso deste público ao mar. O local ainda conta com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança. O projeto funcionará de quarta a domingo, de 9h às 14h, e no período de alta estação (janeiro, julho e dezembro) será realizado de segunda a segunda. O investimento realizado pelo Governo do Estado em equipamentos é de aproximadamente R$ 400 mil. Já a Prefeitura será responsável pela infraestrutura e logística.

Praia Acessível4O “Praia Acessível” beneficiará muitos cearenses. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 2.340.150 pessoas com deficiência no Ceará, sendo 27,69% da população residente no Estado que possui algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com a pesquisa, existem quase 840 mil idosos, o que representa 10% da população cearense. Para a primeira-dama, o projeto representa um grande avanço para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência e idosos. “Eleva a autoestima dessas pessoas, não só pelo acesso à praia, mas o convívio com outras pessoas. Estamos nos dedicando a este projeto desde o início do ano passado. Nos reunimos com as entidades representantes do movimento da pessoa com deficiência para ouvir as necessidades. Agora, faltam os últimos ajustes. Quero agradecer o empenho do governador Camilo Santana que está empenhado em trazer o projeto para o Ceará e com a parceria da Prefeitura vamos concretizar esse sonho”, ressaltou. Ela destacou ainda que a iniciativa também contemplará as crianças deficientes do Ceará. “É mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará que proporcionará oportunidade de lazer para as nossas crianças”, completou. Praia Acessível3

Isabele citou que a implantação do projeto foi baseada em experiências exitosas do País. Entre elas, as realizadas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. A primeira-dama do Estado e a coordenadora Isabele estiveram, em maio de 2015, na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, para conferir de perto as atividades e toda a infraestrutura do programa pernambucano Turismo Acessível, que envolve o projeto Praia Sem Barreiras.

O secretário de Turismo de Fortaleza, Elpídio Nogueira, destacou que os equipamentos utilizados no projeto são de “primeira qualidade”. “São usados nas melhores praias acessíveis do mundo e nós vamos ter aqui em Fortaleza. A Prefeitura de Fortaleza está preparando toda a infraestrutura do local para dar acessibilidade. Já rebaixamos a calçada, vamos colocar sinal sonoro, pontos de energia e de água. Vamos oferecer um pequeno oásis no meio do deserto, que é a praia para o cadeirante”, pontuou.

A fotógrafa Gigi Athayde, que sofreu um acidente há cinco anos e é deficiente física, está muito feliz com a implantação do “Praia Acessível”. “Esse projeto, na realidade, vem uma hora que não tem lazer para as pessoas cadeirantes, deficientes e idosos. E ainda vão ser agregados várias atividades. Só a cadeira é fantástica, o material é perfeito, o que tem de melhor no mundo, porque eu pesquiso há anos sobre esse material. Vai ser uma felicidade geral dos cearenses, das pessoas que precisam desse tipo de atividade. É muito importante para as pessoas terem um momento de lazer”, citou.

14.01.2016

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa – (85) 3254.4028 ou 98957.0292
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898