Barragem Jucá será tema de audiência pública em Parambu

18 de janeiro de 2016 - 14:31

A Barragem Jucá, projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Recursos Hídricos, será mais uma obra que irá beneficiar a população prejudicada com a estiagem na microrregião do Sertão de Inhamuns. Na oportunidade, a população daquela região poderá ter acesso aos estudos ambientais do projeto que será apresentado na audiência pública presidida pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) nesta terça-feira (19), a partir das 9h, na Fazenda João da Costa, distrito de Cococi, no município de Parambu.

O açude será formado pelo barramento do riacho homônimo, apresentando sua bacia hidráulica integralmente inclusa no território do município de Parambu, onde fechará o boqueirão existente na localidade de Veados, aproximadamente 10,8 km da sede do distrito de Cococi. De acordo com a consultoria ambiental responsável pelo projeto, a barragem servirá para múltiplos usos, com destaque para o reforço no suprimento hídrico da sede do município de Parambu, além da perenização do vale do riacho Jucá à jusante do barramento e o desenvolvimento da pesca no lago a ser formado.

De forma complementar, a represa também terá com objetivo o abastecimento da população ribeirinha de jusante, a dessedentação animal e a irrigação difusa, bem como o desenvolvimento da recreação e lazer no reservatório, como fontes de benefícios adicionais para a região. A área de influência direta do empreendimento está representada pela bacia hidráulica do reservatório, com área de 823,1ha, e por sua faixa de proteção periférica, totalmente inclusa na zona rural do município de Parambu. Abrange, ainda, as áreas das jazidas de empréstimos a serem exploradas durante a execução das obras, além das áreas do canteiro de obras e dos materiais não utilizáveis das jazidas.

Durante a apresentação dos estudos, técnicos da consultoria ambiental responsável pela elaboração do projeto irão falar sobre o diagnóstico ambiental das áreas de influência do empreendimento, a identificação e avaliação dos impactos ambientais e os planos de medidas mitigadoras.

A audiência contará com a presença da equipe multidisciplinar da Semace, além de técnicos da SRH e consultoria contratada pelo órgão, representantes de órgãos públicos vinculados ao assunto e comunidades no entorno do empreendimento.

Antes da vistoria, os técnicos de licenciamento e florestal da autarquia farão uma vistoria técnica no entorno do empreendimento.

Serviço:

Audiência Pública sobre os estudos ambientais da Barragem Jucá em Parambu-CE

Data: 19 de janeiro de 2016

Hora: 09 horas

Local: Fazenda João da Costa, distrito de Cococi, no município de Parambu.

18.01.2016

Ana Luzia Brito
Assessoria de Comunicação da Semace
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov

Assessoria de Comunicação – Ascom
Superintendência Estadual do Meio Ambiente – Semace
Governo do Estado do Ceará
(85) 3101-5554

Sabrina Lima
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898