Cerca de 4 mil pessoas participam de solenidade de colação de grau da URCA

18 de janeiro de 2016

Cerca de 4 mil pessoas participaram da solenidade magna de colação de grau do primeiro semestre dos formandos dos cursos da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento foi presidido pelo Reitor da URCA, José Patrício Pereira Melo, que esteve acompanhado do Vice-Reitor, Francisco do Ó Lima Júnior, na última sexta-feira, no Ginásio Poliesportivo da Instituição, no campus do Pimenta, em Crato. Neste semestre colaram grau mais de 400 concludentes, de 17 cursos da Universidade. Este ano, a URCA entra para a sua terceira década de criada na Região do Cariri, sendo um marco no processo de desenvolvimento regional.

O Reitor Patrício Melo, destacou a importância da Universidade ao longo da sua história, ao mesmo tempo em que enfatizou os investimentos nos últimos anos, a luta pela efetivação de professores e as melhorias nas condições do funcionamento da Instituição, além de ressaltar os novos profissionais que passaram a fazer parte do quadro efetivo.

A Professora do Curso de História, Francisca Anselmo, como paraninfa oficial das turmas, levou uma mensagem de otimismo aos novos formados, ao mesmo tempo em que ressaltou o importante papel da URCA como principal instituição formadora de profissionais para a educação, no Cariri e Centro-Sul. ?Desejo que sejam profissionais realizados e muito felizes?, disse. Já a oradora oficial, a concludente do Curso de Direito, Ana Carla Souza, comemorou o grande momento da vitória, expondo em seu discurso a nova etapa na carreira dos profissionais.

Os pró-reitores também estiveram presentes na solenidade, além de representações do quadro docente e servidores técnico-administrativos. O secretário de Educação de Juazeiro do Norte, Antônio Ferreira, participou da solenidade, representando o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo. O Reitor ainda ressaltou em seu discurso as três décadas de atuação da URCA. Ele disse que é ?chegada a hora de amadurecer a Instituição, além de suas lutas internas?.

Mesmo por ser uma Universidade relativamente jovem, já lançou milhares de bons profissionais no mercado, e agora são mais de 400. Segundo Patrício, há um esforço contínuo pelo fortalecimento da URCA e esse esforço tem ocorrido diuturnamente, com um planejamento efetivo das ações. Ele destacou nos últimos anos, a própria expansão da Universidade, fortalecimento do corpo docente, com investimentos na formação e qualificação.

São cerca de mil profissionais a cada ano, para uma Instituição que atualmente conta com mais de 10 mil alunos, formando bacharéis, licenciados e tecnólogos da construção civil. Na ocasião, o Reitor anunciou que no próximo semestre a URCA ganha mais um curso, o de Química, mesmo ressaltando as lutas que devem ser sempre fortalecidas para a melhoria da Universidade, em diversas frentes, como a conquista de uma melhor infraestrutura, número de professores, nas áreas de extensão e pós-graduação, além do fortalecimento do quadro de servidores da Universidade.

 

18.01.2016

Universidade Regional do Cariri  (URCA)
Núcleo de Comunicação
88 3102-1213 – 8812.5525 ramal 2617

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898