CGE firma parceria com Defensoria Pública para estruturar área de Controle Interno dentro do órgão de assistência jurídica

19 de janeiro de 2016 - 23:12

A colaboração da CGE dará mais agilidade ao processo de independência do órgão de assistência jurídica

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e a Defensoria Pública do Estado (DPGE) assinaram, nesta terça-feira (19), termo de cooperação técnica para que a CGE preste auxílio na estruturação de uma área de Controle Interno no órgão de assistência jurídica. Participaram do encontro, o secretário de Estado da CGE, Flávio Jucá; o secretário adjunto, Marconi Lemos; o secretário executivo, Paulo Roberto Nunes; e os coordenadores das áreas de Assuntos Estratégicos, Auditoria, Controle Interno e Controle Social. Representando a Defensoria, compareceram a defensora Público-Geral do Estado, Mariana Lobo Botelho de Albuquerque, e o assessor jurídico, Petrus Henrique Gonçalves Freire.

“A capacitação que será feita por auditores de Controle Interno da CGE irá auxiliar na estruturação da área de controle interno da Defensoria. A partir da próxima semana, iniciaremos um trabalho interno tão logo o órgão tenha formado uma equipe para a área. Nossa intenção é transmitir o máximo de conhecimento para os colaboradores da Defensoria”, explica o secretário Flávio Jucá.

Para a Defensoria Pública do Estado, a colaboração da CGE é mais um passo na consolidação da autonomia do órgão, já conquistada. “Com esse convênio, pretendemos implantar uma gestão de excelência que assegure a eficácia, a eficiência, a transparência, a publicidade, a regularidade e a efetividade das ações do órgão, voltadas à construção de um modelo profissional de administração pública”, destacou a defensora pública geral do Ceará, Mariana Lobo.

Em parceria com a CGE, será criado um comitê interno com alguns membros e servidores do quadro da instituição. Cada um ficará incumbido de realizar atividades voltadas à construção do Controle Interno da Defensoria Pública, nas suas respectivas áreas de atuação, responsabilizando-se pela integração das ações nos demais setores. Também caberá ao comitê desenvolver e conduzir a implantação das metodologias recomendadas pela  CGE. “Dessa forma, vamos capacitar nosso pessoal até que tenhamos o nosso sistema de controle interno em pleno funcionamento”, finalizou a defensora geral.

 

 

19.01.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação ( vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898