Comitiva da Índia conhece ações do Ceará em segurança alimentar e nutrição

20 de janeiro de 2016 - 13:21

Vice-governadora Izolda Cela recebeu oficiais do governo indiano, que reformulam a lei sobre o tema no país

Os projetos de segurança alimentar e nutrição no Estado do Ceará deram o tom da conversa entre a vice-governadora  MVS744 bxIzolda Cela e a comitiva do governo da Índia, em encontro realizado na manhã desta quarta-feira (20), no Palácio da Abolição.

Os oficiais indianos pertencem ao Departamento de Segurança Alimentar da Índia e visitam o Brasil no intuito de trocar experiências para a melhoria da lei de segurança alimentar e nutrição da Índia, reeditada em 2013. No início da semana, eles estiveram em Brasília, para reuniões com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e outras instâncias.

Izolda Cela explicou como se dá a relação dos três níveis governamentais do Brasil (União, Estados e Municípios) em relação à política de segurança alimentar no País. Ela aproveitou para destacar o papel histórico do programa Fome Zero na redução da desnutrição  MVS7428 bxbrasileira, frisando que a iniciativa ampliou os benefícios para as famílias, com a implantação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que envolve mais de 30 ações, como o Minha Casa, Minha Vida.

“Considero que, no Brasil, o marco determinante de um novo ciclo, voltado para os mais pobres, foi o Fome Zero. Apesar dos problemas que ainda enfrentamos, demos essa guinada de inclusão social aos mais desfavorecidos”, destacou a vice-governadora. As ações dos últimos anos retiraram o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas.

 MVS7439 bxO secretário adjunto do Ministério da Segurança Alimentar da Índia, Deepak Kumar, revelou que o governo indiano possui um programa alimentar responsável por acompanhar aproximadamente 800 milhões de pessoas. A iniciativa vigora desde a década de 1940, porém, passa por reformulação. “Agradecemos a receptividade do Governo do Ceará em trocar experiências com a Índia. Conhecer iniciativas fora do nosso país é importante para seguirmos avançando nas nossas políticas de segurança alimentar”.

Participaram do encontro os secretários de Estado Élcio Batista (Gabinete do Governador), Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Dedé Teixeira (Desenvolvimento Agrário), os dois últimos cujas secretarias executam as ações de segurança alimentar no Ceará.

Fotos: Marcos Studart

20.01.2016

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898