‘Awake’ estreia em Fortaleza no Cineteatro São Luiz na próxima terça (26), às 19h

22 de janeiro de 2016 - 22:00

Filme conta a vida de Yogananda, indiano que trouxe a Yoga e a Meditação ao Ocidente

No próximo dia 26 de janeiro, terça-feira, às 19h, entra em cartaz no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o filme “Awake”, que conta a vida de Yogananda, autor do clássico “Autobiografia de Iogue”, título que vendeu milhões de cópias em todo o mundo e é, até hoje, um livro primordial para filósofos, simpatizantes e praticantes da Yoga.

O filme, premiado em festivais como o Illuminate, Maui e Seattle International, estreia em Fortaleza, após ficar em cartaz por mais de 6 semanas consecutivas em diversas salas de exibição nas cidades de Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. O longa explora a vida e os ensinamentos de Paramahansa Yogananda, swami indiano, que trouxe a Yoga e a Meditação para o Ocidente, em 1920. Gravado ao longo de três anos, com cenas captadas em 30 países, o filme examina o universo da Yoga, moderna e antiga, no Oriente e no Ocidente. Enquanto o material de arquivo da vida de Yogananda (que morreu em 1952) cria uma espinha dorsal para a narrativa, o filme amplia as dimensões de uma biografia comum.

A filmagem inclui entrevistas não convencionais, imagens metafóricas e recriações, conduzindo o espectador das peregrinações sagradas na Índia à Faculdade de Estudos Religiosos de Harvard e seus modernos laboratórios de Física, do Centro de Ciência e Espiritualidade da Universidade da Pennsylvania ao Centro Chopra em Carlsbad, Califórnia.

Sobre a atividade

Durante os dias 26, 27 e 28 de janeiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz, os praticantes da Yoga, professores, especialistas e mesmo aqueles que tenham curiosidade em conhecer e praticar a Yoga, terão oportunidade de conferir, além do filme, o Kirtan – momento em que são entoados cânticos compostos pelo personagem central do filme, Paramahansa Yogananda, para embalar a alma de devotos do mundo inteiro e prepará-las para a experiência da meditação.

“O Kirtan vai acontecer antes da exibição do filme, recebendo as pessoas logo ao entrar na Sala de Cinema. São cantos devocionais, que ajudam na concentração e na entrada para a meditação. Tudo num clima de relaxamento, paz e amor, levando a tranquilidade àqueles que chegam ao cinema após um dia movimento”, ressalta Isabel Mendes, representante do Grupo de Meditação de Fortaleza, que organiza a exibição em Fortaleza. A ideia é proporcionar a perfeita receptividade das almas presentes, ansiosas pela sublime mensagem do filme, completou Isabel. As letras dos cânticos, em português ou sânscrito, compõem-se de poucas palavras, às vezes apenas duas ou três, facilmente acompanhadas por quem ouve pela primeira vez.

 

awake 2

22.01.2016

Assessoria de Imprensa da Secult
Dalwton Moura, Clovis Holanda
85 3101-6761

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898