Cogerh participa do projeto Qualidade de Água em Reservatórios do Nordeste do Brasil

22 de janeiro de 2016 - 17:51

O projeto é o primeiro executado no país para desenvolver uma metodologia que resolverá problemas de qualidade da água em reservatórios

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), junto à Secretária dos Recursos Hídricos  (SR), Agência Nacional das Águas (ANA), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e Banco Mundial estão iniciando o desenvolvimento do projeto Qualidade de Água em Reservatórios do Nordeste do Brasil. O foco será a apresentação de metodologias para recuperação da qualidade de água em reservatórios do semiárido. Este estudo é o primeiro feito no país e poderá ser aplicado em outros açudes de regiões áridas.

A Cogerh terá maiores orientações do que fazer para recuperar a qualidade da água nos reservatórios monitorados, quando for necessário. Houve uma apresentação oficial do projeto, no dia 21 de janeiro, na Companhia, com o secretário da SRH, Francisco Teixeira, secretário adjunto, Ramon Rodrigues, presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, diretora de Operações, Débora Rios, diretor de Planejamento, Ubirajara Patrício, e gerente de Desenvolvimento Operacional, Disney Paulino. Por videoconferência, participaram a equipe da ANA e do Banco Mundial.

Na primeira semana de fevereiro, o Ceará receberá uma missão composta por dois técnicos da ANA e do Banco Mundial e entre estes estarão dois especialistas americanos com larga experiência internacional em qualidade de água. Para que os técnicos tenham um bom entendimento das condições ambientais do Ceará serão realizadas apresentações e viagens de campo.

22.01.2016

Rafaele Esmeraldo Menezes
Jornalista/Assessoria de Imprensa da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos
85 3218.7020 | 99694.6541
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898