SPD fortalece atuação dos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas

22 de janeiro de 2016 - 17:09

O Ceará conta hoje com 64 Compods. Centro-Sul é primeira macrorregião visitada em 2016

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) tem como uma de suas atribuições a implantação e fortalecimento de Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Compods) nos municípios cearenses. Desta forma, a SPD desenvolve um trabalho de orientação aos gestores e comunidades sobre como constituir e tornar ativo o colegiado, que representa um espaço de participação social e fortalecimento das políticas sobre drogas nas diversas localidades.

Neste início de 2016, o trabalho de fomento e fortalecimento dos Compods está sendo desenvolvimento na macrorregião Centro-Sul do Ceará. Esta semana, a coordenadora de Interlocução Intersinstitucional da SPD, Lidiane Rebouças, e a assistente social Cléo Félix percorreram os municípios de Orós, Acopiara e Cedro. Em cada um dos municípios visitados as técnicas da SPD se reuniram com lideranças locais, aproveitando para destacar a importância da implantação do Compod e sua efetiva atuação. Os encontros serviram, também, para a apresentação dos diversos programas e serviços oferecidos pela Secretaria para implementação em todo o Estado, a exemplo do aplicativo ‘PossoAjudar’.

O Compod

O Compod é um órgão consultivo e normativo de deliberação coletiva e de natureza paritária do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas. O colegiado atua como instância de assessoramento do governo local, coordenando atividades e desenvolvendo ações referentes à política sobre drogas. Os Compods realizam encontros periódicos com participação ampla da comunidade, bem como desenvolvem programas que articulam-se com políticas afins e acompanham ações nos eixos da prevenção, tratamento e acolhimento e reinserção socioprofissional de usuários de drogas.

Titular da SPD, a secretária Mirian Sobreira destaca que a criação do Compod em cada cidade cearense é um indicativo inconteste do compromisso municipal com a questão das drogas e seu impacto na saúde pública. Ela considera fundamental o envolvimento das comunidades em cada conselho, através de organizações da sociedade civil, estimulando a participação popular.

Ainda conforme a secretária, o Ceará conta, hoje, com 64 Compods implantados. Mirian Sobreira garante que as visitas de fomento e fortalecimento dos conselhos atingirão municípios de todas as macrorregiões do Estado ao longo de 2016.

22.01.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
Lena Ximenes – (85) 98902.7939
comunicacao@spc.ce.gov.br

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898