No dia do aniversário da cidade, Icapuí ganha de presente Escola de Educação Profissional

23 de janeiro de 2016 - 13:15

“A Escola de Educação Profissional vai mudar a realidade de muitas famílias aqui de Icapuí”. As palavras são do técnico em contabilidade Wilton Rebouças, que durante cinco anos teve que viajar até a cidade de Aracati para se qualificar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Ele lembra como foi difícil alcançar o diploma no curso longe de casa. “Viajei muitas vezes cerca de sessenta quilômetros, porque aqui, para os mais jovens é assim: tem que sair para outras cidades, era muito cansativo e eu gastei muito dinheiro. Com a escola profissional do Governo do Estado a realidade será outra”, festejou o morador.

A esperança de uma nova realidade para os estudantes de Icapuí, localizada a 202 quilômetros de Fortaleza, começou a se concretizar com a assinatura da ordem de serviço das obras da Escola Estadual de Educação Profissional na noite da sexta-feira (22), dia em que o município comemorou 32 anos de emancipação politica. O governador Camilo Santana, a secretária executiva da Educação, Dalila Saldanha; e o prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis participaram da solenidade que autorizou à construção do equipamento para estar concluído até o final deste ano. “É o presente que a cidade de Icapuí merece nesse dia tão importante em que se comemora os 32 anos de emancipação. A escola vai fazer com que esses jovens possam se qualificar aqui, de acordo com as especificidades da região. Os cursos serão voltados para as atividades desenvolvidas na região para que, depois de estudar, o aluno continue vivendo em sua cidade”, ressaltou Camilo.

R20160122213346  MG 3005O governador também anunciou mais duas grandes obras para Icapuí: a construção do muro de contenção do mar nas praias de Redonda e Barreira e a construção de um ginásio poliesportivo em parceria com o Governo Federal. Para o prefeito Jerônimo Reis, todas as obras anunciadas veem de encontro a um anseio antigo da população. “O muro de contenção vai ajudar muito a evitar mais prejuízos para quem vive na beira do mar e a escola vai realizar o sonho de muitos moradores, pais de família que viam seus filhos indo para longe. Icapuí ganhou muito no aniversário de 32 anos”.

R20160122220644  MG 3117Mesmo pensamento compartilhado por Mariane Barros, funcionária pública. Para ela o futuro vai ser diferente. “A maioria dos jovens não têm condições financeiras para sair da cidade para estudar. Agora ao invés de Fortaleza, Aracati ou até se deslocar até para Mossoró no Rio Grande do Norte, nossos jovens poderão se profissionalizar aqui na nossa cidade. Aqui é nosso futuro”, ressaltou Mariane.

A escola terá capacidade para matricular até 540 alunos, em tempo integral. O investimento é de R$ 12 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual. A área construída será formada por 12 salas de aula, auditório, biblioteca e dependências administrativas. Para colocar em prática o que irão aprender em sala de aula, a estrutura oferecerá Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de ginásio poliesportivo e teatro de arena. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

R20160122221105  MG 3154Na escola profissional, o aluno faz a última etapa da educação básica, o Ensino Médio, e um curso técnico. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado. A EEEP ficará sob a responsabilidade da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 10, sediada em Russas. A região dispõe de 20 Escolas de Ensino Médio Regular, cinco de Educação Profissional, um Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e uma Escola de Ensino Médio que funcionará, a partir de fevereiro, em Tempo Integral para os alunos do 1º ano, no Distrito de Olho D’Água da Bica, em Tabuleiro do Norte. Esta última unidade está entre as 26 escolas estaduais com esse tipo de oferta.

Participaram ainda da solenidade de assinatura da ordem de serviço o secretário de desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, os Deputados Federais José Guimaraes, José Airton Cirilo e Odorico Monteiro, prefeitos da região e lideranças políticas.

Escolas Estaduais de Educação Profissional

A rede pública estadual de ensino do Ceará conta com 112 EEEPs inauguradas, onde estão matriculados mais de 40 mil alunos, em 53 cursos. No momento, 88 municípios são atendidos. Fortaleza conta com 21 escolas profissionais.

Fotos: Tiago Stille

23.01.2016

Weberte Lemos
Gestor da Célula de TV

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898