População em situação de rua é o tema de conferência nesta terça-feira (26)

25 de janeiro de 2016 - 15:03

A Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) sediará, nesta terça-feira (26), a I Conferência Livre de Direitos Humanos – População em Situação de Rua. O evento é uma iniciativa do Movimento Nacional da População de Rua de Fortaleza e Fórum de Rua do Município de Fortaleza, em parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Pastoral do Povo da Rua. Com o tema “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, e com o lema “Pelo Direito a Habitação e a Dignidade Humana da População em Situação de Rua”, o encontro discutirá três eixos: afirmação e fortalecimento da democracia, garantia e universalização de Direitos e Promoção e consolidação da igualdade.

A expectativa é que  aproximadamente 150 pessoas em situação de rua e várias entidades que atuam no apoio e defesa dos direitos deste segmento social participem da conferência.

A Conferência Livre faz parte da etapa municipal da V Conferência Estadual dos Direitos Humanos do Ceará e culminará com a 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que se realizará entre os dias 27 a 29 de abril de 2016, em Brasília, Distrito Federal.

O evento contará com a presença da secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira. Na oportunidade, a titular da SPD fará uma apresentação das ações desenvolvidas pela pasta, com ênfase para o projeto Corre Pra Vida, que consiste na implantação de um ponto de acolhimento e abordagem (contêiner) para a população em situação de rua e em outros contextos de vulnerabilidade social, visando reduzir os danos do uso de drogas e promover os direitos e a inserção nas políticas públicas de saúde.

A Conferência Livre de Direitos Humanos – População em Situação de Rua é organizada por uma comissão composta por 13 entidades parceiras, dentre estas, a Pastoral do Povo da Rua, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e Governo do Estado do Ceará.

I Conferência Livre de Direitos Humanos – População em Situação de Rua

Data: 26.01 (terça-feira)
Hora: 9h30min
Local: Auditório da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (Rua: Oto Alencar, 193 – Jacarecanga)

25.01.2016

Carolina Carvalho (anacarolina.carvalho@gabgov.ce.gov.br / 85 3133-3717 ou 3133-3718)
Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Gabinete do Governador do Estado do Ceará

Lena Ximenes – (comunicacao@spc.ce.gov.br / 85 98902.7939)
Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898