Transformação e Humanização do Sistema Prisional: segunda audiência pública discute arquitetura prisional

25 de janeiro de 2016 - 14:33

Nesta terça-feira (26), a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) promove a segunda audiência pública do projeto Transformação e Humanização do Sistema Prisional Cearense. Desta vez, trabalhadores do sistema prisional e a sociedade em geral são chamados para discutir a arquitetura prisional para o século XXI. A ideia é discutir os espaços de confinamento, sob a perspectiva da sustentabilidade e da função ressocializadora da pena.

O objetivo do evento é delinear novos rumos para o sistema penal cearense, baseados na construção de três pilares de orientação da gestão prisional do Ceará: a proposição de uma Lei de Execução Penal estadual; formulação de um plano estadual de política penitenciária; e a criação do estatuto do agente penitenciário cearense.

De acordo com o engenheiro civil da Sejus, Leonardo Cidade, o desenvolvimento do modelo arquitetônico deve atender as condições necessárias para a gestão integrada e comunitária, além de garantir espaços adequados para a função social da pena e para o desenvolvimento da segurança humanista.

Leonardo Cidade fará a apresentação do que é feito atualmente na construção das unidades prisionais e trará para a discussão a arquiteta Nélia Romero, do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE) e Isabela Castro, estudante de arquitetura da Universidade Federal do Ceará e uma das vencedoras do projeto Presídio Inclusivo.

Serviço

Audiência Pública “Arquitetura Prisional para o Século XXI: Sustentabilidade

Data: 26.01.16 (terça-feira)

Horário: 14 horas

Local: Auditório da Sejus, Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles

Mais informações: 3253.4656 (Escola de Gestão Penitenciária e Formação para a Ressocialização – EGPR)

25.01.2016

Assessoria de Comunicação da Sejus
Camille Soares
ascom.sejus@gmail.com    / (85) 3101.2862

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898