Secretaria das Cidades vence edital para investir mais de R$ 306 mil em coleta seletiva

26 de janeiro de 2016 - 21:20

A Secretaria das Cidades teve aprovado o projeto “Implementação da Coleta Seletiva em municípios da Região Oeste do Ceará” no Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (CEG/FDID) do Ministério Público do Ceará (MP-CE). Com a aprovação, serão investidos R$ 306.853,15 nos municípios de Tauá, Quiterianópolis, Parambu, Aiuaba, Arneiroz, Poranga, Ararendá e Catarina.

O projeto prevê a elaboração do Plano Regionalizado de Coleta Seletiva, ações de sensibilização, apoio ao processo organizacional para a constituição de cooperativa ou associação de catadores e a aquisição de equipamentos para a implementação da coleta seletiva.

Segundo Alceu Galvão, coordenador da área de saneamento da Secretaria que está à frente do projeto, a iniciativa contribuirá significativamente para a redução de resíduos sólidos encaminhados aos lixões, minimizando assim, os impactos que resultam na alteração da qualidade da água.

A partir de fevereiro, o projeto deverá ter seu início com o plano regionalizado de coleta seletiva para as cidades atendidas.

Coleta seletiva

A coleta seletiva é uma das etapas mais importantes da reciclagem, funcionando como um processo de educação ambiental, pois atua na seleção dos materiais no início do trabalho. Além disso, sensibiliza a comunidade sobre o problema do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo. Trata-se de um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos.

Fundo de Defesa dos Direitos Difusos

O Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (FDID) integra a estrutura organizacional do Ministério Público do Estado do Ceará, vinculado à Procuradoria Geral de Justiça. Por meio dos recursos do fundo podem ser realizados eventos educativos e científicos, e a edição de material informativo, especialmente relacionado com a natureza da infração ou do dano causado. O Fundo também tem por finalidade promover o reaparelhamento e a modernização do Ministério Público e dos órgãos estaduais de execução e de apoio.

Para ver os projetos aprovados, clique aqui.

26.01.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos – (85) 3207.5249 ou 98603.0556
sabrina.lemos@cidades.ce.gov.br

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / 85 3466.4898