Semace emite certificados de reposição florestal de 3.900 mil árvores plantadas

27 de janeiro de 2016 - 15:35

O fomento florestal no Estado do Ceará é uma das metas da Diretoria Florestal (Diflo) da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que neste mês de janeiro emitiu dois certificados de reposição florestal de empreendimentos do estado, totalizando 3.900 árvores plantadas. “É importante a entrega do certificado porque permite o reconhecimento da empresa compromissada com o meio ambiente e também é um momento marcante para o trabalho que a Diflo realiza, cobrando como condicionante em cumprimento à legislação ambiental vigente”, informou a gerência florestal da Semace.

As empresas Torres Eólicas de Concreto Construções e Participações S.A e Magnesita Refratário, ambas Rdiflo2localizadas no município de Trairi, plantaram o total de 2.300 e 1.600 hectares de árvores, respectivamente. Segundo a Diflo, a reposição ocorreu de acordo com os termos estabelecidos na Instrução Normativa nº 06, de 15 de dezembro de 2006 do Ministério do Meio Ambiente, e a empresas são inteiramente responsáveis por toda a execução da reposição, que envolve desde a elaboração do plano e escolha da área, plantio em campo, até o pleno estabelecimento da vegetação. “A emissão do certificado irá ajudar no avanço dessa prática e poderá servir de modelo a ser seguido por outros OEMAS do país”, destaca a diretoria da Semace.

A Instrução Normativa nº 06/2006 estabelece que qualquer supressão vegetal feita, deverá ser cumprida mediante reposição florestal, seguindo as diretrizes da referida legislação vigente, que determina também a obrigatoriedade de todos os consumidores de matéria prima de origem florestal efetuarem a reposição florestal em quantidade equivalente ao volume consumido.

27.01.2016

 
Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
85 3101.5554 | 98653.8337
comunicacao@semace.ce.gov.br

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / 85 3466.4898