Aprovados em concurso da Polícia Civil são capacitados pela Aesp

28 de janeiro de 2016 - 20:24

Depois de enfrentar 35.462 inscritos no concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará, os aprovados na primeira fase do certame já estão sendo treinados pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE). O curso está capacitando 204 delegados, 259 inspetores e 336 escrivães que reforçarão a polícia judiciária do nosso Estado, atuando em ações investigativas, apuração de infrações penais, prisões e outros procedimentos.

web MG 9218Entre os alunos do curso de formação para delegados está a mineira Anna Cristhina Marcatti Leôncio (29), a advogada conta que desde a faculdade tinha admiração pelo Direito Penal e foi esse interesse pela seara criminal que a motivou a fazer o concurso público no Ceará e deixar a cidade de Belo Horizonte em busca da carreira de policial civil.“Eu resolvi fazer concurso para polícia exatamente, por que eu queria trabalhar com o direito penal, e foi o cargo de delegado de polícia que mais me atraiu. Embora o curso tenha uma carga-horária bem puxada, eu estou gostando muito, achando muito interessante e cada dia que passa eu vejo que é isso mesmo que eu quero pra mim”. A futura delegada falou sobre suas expectativas. “Olha, as minhas expectativas são as melhores possíveis. A gente tem que se doar muito, focar no curso, porque ainda temos outras fases a serem cumpridas e a gente precisa ser aprovada no final pra se formar aqui no curso. Mas, eu pretendo não só vestir a camisa da polícia civil, mas suar a camisa. E no que depender de mim, de boa vontade, de profissionalismo, o estado do Ceará pode contar comigo”, ressaltou.

web MG 9193A capacitação acontece em período integral e tem duração de aproximadamente cinco meses, incluindo aulas teóricas, práticas, visitas técnicas, palestras e estágio operacional supervisionado. A grade curricular dos cursos segue a matriz preconizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) que prevê uma formação mais humanizada e tem uma carga horária de 720 horas/ aula para delegados e 670 horas/ aula para os demais cargos.

Neste primeiro módulo de disciplinas, os futuros policiais civis acompanham aulas de Sistema de segurança pública no Brasil; Primeiros socorros; Educação física; Ética e cidadania; Criminologia, Análise criminal; Português instrumental; Redação oficial; Mediação de conflitos; Direitos humanos e Polícia comunitária. Conteúdos de caráter mais operacional como: técnicas de entrevista e interrogatório, prática cartorária, investigação policial, tiro policial defensivo e planejamento, serão ministrados nos próximos módulos de conhecimentos jurídicos e específicos, preparando o aluno para exercerem suas funções na rotina policial.

Esta é a segunda fase do concurso realizado em 2015 e inclui ainda avaliação psicológica e investigação social para todos os alunos dos cursos de formação. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, os candidatos aos cargos de inspetores e delegados serão submetidos a exames de capacidade física e os candidatos a escrivão realizarão prova prática de digitação.

28.01.2016

Assessoria de Imprensa da AESP
Samara Amaral
samara.amaral@aesp.ce.gov.br / (85) 3484.1909

Fotos: Leandro Freire & Anny Almeida (ASCOM AESP/CE)

Ciro Câmara
Gestor de Células / Secretaria
ciro.camara@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898