Hospital César Cals mobiliza mães para doação de leite

28 de janeiro de 2016 - 16:30

Fortaleza já está vivendo o clima carnavalesco que já anima a cidade com o pré-carnaval. Com mais um feriado prolongado no início do mês de fevereiro, o banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado, lembra às mães que estão amamentando sobre a importância de doar. Para não faltar leite durante o carnaval, é preciso reforçar o estoque com antecedência.

De acordo com a enfermeira do banco de leite, Cristina Rabelo, nos últimos dias, houve uma redução no número de doação. “Por dia, estamos com três doadoras apenas. Uma semana atrás, a gente contava com até 12 mães doando”, observa. Cristina pede para as mães não esquecerem de doar leite nesse período e também durante o ano todo. As mães de primeira viagem também são banner palomagomes hgccconvidadas a fazer parte desse grupo especial, que faz a diferença na recuperação dos bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

Foi o que fez Paloma Gomes dos Santos, mãe de Pedro Lucas, prematuro de 32 semanas, que vai sair de alta nesta quinta-feira, 28. Durante os oito dias em que ele permaneceu internado na unidade de médio risco do HGCC, a mãe ia ao banco fazer a ordenha e levar o leite para o filho. Como ela tem excesso de leite, resolveu doar. No próprio banco, ela recebeu todas as orientações. “Ao invés de desperdiçar, vou doar para quem está precisando”, conta animada a mais nova doadora. Ela explica que o desejo surgiu ao ver outras mães não conseguirem tirar o leite para os próprios filhos. Paloma sai do Hospital César Cals e volta para Ocara, sua cidade no interior do Ceará, doando 16 vidros de leite de 200 ml, cada. Assim como Paloma, outras mães podem fazer a doação. 

Ligue para 00800286567

As mães que nunca doaram e também as que já fazem a doação podem ligar gratuitamente para o número 0800 286 567 e tirar todas as dúvidas. Por telefone ou pessoalmente, o banco de leite do HGCC possui uma equipe especializada para transmitir todas as orientações e informações sobre doação, aleitamento materno, cuidados com a mama e com o bebê, entre outros questionamentos.

A doação é bem simples. Em casa mesmo, a doadora deve separar um recipiente de vidro ou de louça, nunca de plástico, para fazer a coleta, e outro recipiente de mesmo material, com tampa plástica, para guardar o leite no congelador ou freezer. Após a retirada dos rótulos, os recipientes devem ser lavados e fervidos em água por até 15 minutos, junto com as tampas. Em seguida, é só deixar escorrer sobre um pano limpo e começar a utilizar em seguida.

Cuidados com a higiene

Quando for coletar o leite, o local escolhido precisa ser limpo e arejado. O primeiro passo é prender os cabelos e fazer a higiene das mãos. Isso vai evitar que o leite seja contaminado e desperdiçado. Após a coleta, o leite vai para o segundo recipiente de vidro. Em seguida, já tampado, o recipiente deverá ser guardado no congelador. Sempre que fizer a coleta, a mãe deve colocar o leite no mesmo recipiente até atingir a marca de dois dedos antes da tampa. Quando isso acontecer, é só ligar para o HGCC e uma equipe será enviada à casa da doadora para buscar a doação.

O atendimento acontece 24 horas por dias, inclusive finais de semana e feriados. Durante o carnaval, o funcionamento será normal. As mães que precisarem da ajuda do banco podem ser atendidas pessoalmente, a qualquer hora do dia. O banco de leite do HGCC está localizado na Avenida Imperador, 545, Centro de Fortaleza.

28.01.2016

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br    / 85 3466.4898