STDS abre 11.400 vagas para projeto Primeiro Passo no Ceará em 2016

1 de fevereiro de 2016


No momento, 2.800 vagas referentes a linha Jovem Aprendiz estão disponíveis para inscrição. As outras 8.600 serão abertas ao longo deste ano.


O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, anuncia, nesta semana, a abertura das inscrições para as primeiras turmas de 2016 do projeto Primeiro Passo. Inicialmente, estão disponíveis 800 vagas na Capital e mais 2.000 no interior do Estado para jovens que desejam se tornar aprendizes. A primeira turma está programada para começar em 15 de março.

No total, 11.400 vagas serão disponibilizadas pelo projeto Primeiro Passo, ao longo do ano. A linha de ação Jovem Aprendiz contempla estudantes da 3ª série do Ensino Médio ou adolescentes que já tenham concluído, engressos de escolas públicas, que possuam entre 16 e 23 anos de idade. Na Capital, as inscrições para a linha de ação Jovem Aprendiz podem ser feitas nos Centros de Inclusão Tecnológica Social (Cits), Centro Comunitário Santa Terezinha (Mucuripe), Centro Comunitário São Francisco (Antônio Bezerra), Espaço Viva Gente (EVG) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja – Centro). Os interessados devem se dirigir a essas unidades munidos de RG, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho, declaração de matrícula ou certificado de conclusão de Ensino Médio.

Adesão
Além de Fortaleza, os municípios contemplados com vagas para aprendizes são Aquiraz, Aracati, Beberibe, Brejo Santo, Barbalha, Cascavel, Crateús, Camocim, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Iguatu, Itaitinga, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pacatuba, Pacajus, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Sobral, Tianguá, Santa Quitéria, São Gonçalo, Pindoretama, Itapajé, Itapipoca, Uruburetama. No interior, as inscrições são realizadas nas Secretarias de Assistência Social de cada município. Novos municípios poderão aderir ao projeto nas quatro linhas de ação: Jovem Aprendiz, Jovem Bolsista, Jovem Estagiário e Empreendedor Juvenil.

Projeto Primeiro Passo
Em 2015, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) qualificou 14.463 jovens e adultos, sendo 6.515 somente pelo projeto Primeiro Passo, que representa 45% do total de capacitados. O Primeiro passo é uma iniciativa da STDS de qualificação profissional e inserção de jovens no mercado de trabalho.

Pela linha de ação Jovem Aprendiz, os educandos são qualificados em cursos de iniciação profissional e, simultaneamente, inseridos em empresas privadas. Com duração de um ano, os inscritos nesta linha recebem do projeto fardamento, material didático, lanche e são remunerados pela empresa (Lei de Aprendizagem nº 10.097 de 19/12/2000).

A linha Jovem Bolsista atende estudantes da 8ª e da 9ª séries do Ensino Fundamental ou EJA III e EJA IV. Os alunos recebem do projeto bolsa-capacitação, fardamento, lanche, material didático e participam de cursos de iniciação profissional no período de 5 meses. São remunerados pelo Governo do Estado.

Na linha de ação Jovem Estagiário, os estudantes da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio são encaminhados para estágios em instituições públicas ou privadas, com duração de um ano e são remunerados pela empresa. Já no Estágio Remunerado, são contemplados estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que são encaminhados para empresas privadas e públicas para estágio com duração de seis meses. Os jovens recebem do Primeiro Passo fardamento e auxílio-transporte e são remunerados pelo Governo do Estado.

A linha Empreendedor Juvenil contempla jovens de 18 a 29 anos, que estejam cursando ensino fundamental, médio ou que sejam egressos da rede pública de ensino. A qualificação priorizará o empreendedorismo e viabilizará o encaminhamento dos alunos a instituições de microcrédito, além de oferecer assistência técnica gerencial aos novos empreendedores.

Mais informações:
Projeto Primeiro Passo (Rua José Vilar, 420)
3101.1559 / 1554

01.02.2016

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS
Carlos Eugênio – (85) 3101.2089 ou 98878.8510
imprensa@stds.ce.gov.br / @stdsonline

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898