Familiares de internos e egressos do sistema penitenciário recebem posto do CadÚnico

1 de fevereiro de 2016 - 21:30

Em uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), foi inaugurado nesta segunda (1º) um posto de Cadastro Único (CadÚnico) para atender aos familiares de internos e aos egressos do sistema penitenciário. O posto funciona no prédio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe).

Segundo Hélio Leitão, secretário da Sejus, a inauguração do posto é um trabalho de inclusão social capaz de refletir nos índices de violência. “Essas pessoas privadas de liberdade, quando saem da unidade prisional, têm suas vulnerabilidades potencializadas pela falta de oportunidades e pela pecha de ex-presidiário. Garantir o acesso delas nas políticas públicas é fundamental para transformar essa realidade”, destaca Leitão.

O CadÚnico atenderá os familiares dos internos do sistema prisional, possibilitando a sua inclusão em programas federais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Segundo Claudio Ricardo, secretário da Setra, a implantação do posto na Cispe é um resgate de direitos e a porta de entrada para diversos programas sociais disponíveis.

“Além das famílias dos internos, quem sai do sistema prisional também precisa de apoio para sua reinserção na sociedade. Estamos felizes com essa parceria e queremos ampliá-la nas áreas de qualificação e do trabalho, estreitando a parceria entre as políticas públicas”, esclarece o secretário.

Além do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, será possível solicitar no Cadastro Único benefícios como a tarifa social de energia elétrica, gratuidade nos ônibus de Fortaleza para pessoas com deficiência, carteira do idoso para viagens interestaduais, telefone e CNH popular, entre outros.

01.02.2016

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e Cidadania – Sejus
Camille Soares – (85) 3101.2862
ascom.sejus@gmail.com

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898